Distante das atuais mídias sociais, o Tumblr decidiu se render as novas estratégias da internet e atualizar significativamente sua plataforma. De acordo com um memorando publicado no Tumblr Staff, o microblog irá realizar uma reformulação que adicionará recomendações algorítmicas aos feeds dos usuários — uma “receita” utilizada com sucesso pelo TikTok.
Segundo o documento, a nova estratégia, que trará outros recursos, chega após a rede observar algumas deficiências na plataforma. “O problema subjacente é que o Tumblr não é fácil de usar. Ser uma marca de 15 anos é difícil porque ela carrega a bagagem das impressões preconcebidas de uma pessoa sobre o Tumblr.”
O que você precisa saber:
Ser um novo criador no Tumblr pode ser intimidador, com grande probabilidade de sair ou se decepcionar ao compartilhar criações sem receber engajamento ou feedback. A falta de feedback decorre da decisão desatualizada de mostrar apenas o conteúdo de blogs seguidos no feed do painel principal (“Seguindo”), perpetuando um ciclo em que blogs populares continuam ganhando mais visibilidade à custa de ajudar novos criadores.
Não é preciso ser um especialista em redes sociais para notar que as mudanças mencionadas pelo Tumblr são parecidas com as estratégias do TikTok — também não sendo uma surpresa uma rede social se basear na fórmula de outra para se atualizar.
Conforme análise do Engadget, considerando que a interface principal do Tumblr não mudou muito em seus 15 anos de existência, a nova direção pode trazer mudanças significativas para a dinâmica geral da plataforma. Além disso, o upgrade pode, de fato, alavancar o produto, já que hoje em dia redes sociais com visibilidade e recursos intuitivos é o que usuários e anunciantes mais prezam.
Vale lembrar que desde 2019 o Tumblr é de propriedade da Automatic. Desde a compra, a empresa vem tentando dar nova vida ao blog à la Elon Musk com o Twitter, adicionando assinaturas e outros recursos pagos — até agora, pouca coisa funcionou.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários