O Brasil não é exatamente o mercado mais popular dos carros elétricos hoje. Ainda assim, a tecnologia já está presente por aqui desde os anos 1970.

O pioneiro dos carros elétricos no país foi o engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, também responsável pela primeira fabricante de automóveis totalmente brasileira. 

A Gurgel nasceu em São Paulo no ano de 1969. Uma das grandes inovações da marca foi o Itaipu E150, o nome sugestivo não foi escolhido à toda. Se tratava do primeiro carro elétrico não só do Brasil, como de toda a América Latina.

Como era o Gurgel Itaipu

Nome do modelo é uma homenagem à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Imagem: Reprodução

No fim, a promessa de produção em larga escala nunca aconteceu. O modelo passou por problemas técnicos e logo parou de ser fabricado pela Gurgel. Hoje, os únicos 27 exemplares são raridade no mercado.

Hoje, o valor corrigido do Itaipu seria o mesmo de um popular moderno, na faixa dos R$ 60 mil.

Nova tentativa nos anos 1980

Imagem: Reprodução

Sem apoio do governo, a aposta no desenvolvimento de baterias mais eficientes e leves que as feitas de chumbo-ácido também não deu resultado, o que levou a Gurgel a desistir do plano de desenvolver novos carros elétricos no Brasil.

Fim da Gurgel

A marca ainda permanecei no mercado até fechar as portas em 1996 após a abertura para os importados e a forte concorrência no mercado nacional. Nos seus 27 anos de estrada, a empresa vendeu 30 mil automóveis.

Com informações do Autoesporte