Guarda Municipal de Dourados recebe novos equipamentos de incapacitação e prioriza uso não letal
A Guarda Municipal de Dourados adquiriu 26 novos equipamentos de incapacitação neuromuscular (Taser 7) e está realizando a capacitação do efetivo para utilizar esses dispositivos em suas ações. Nesta quarta-feira (12), os agentes passaram por aulas teóricas e práticas no Cted (Clube de Tiro Esportivo e Defensivo).
O Taser 7 é considerado mais avançado em relação a outros equipamentos similares, como o Taser M 26 e o Spaker, que já eram utilizados pela Guarda. Segundo Sérgio Mondari, diretor de Operações da GM, trata-se do melhor equipamento de menor potencial ofensivo disponível no mercado, utilizado pelas melhores polícias do Brasil e do mundo.
Durante a capacitação inicial, 10 agentes estão aprendendo as técnicas de uso e manuseio para depois disseminá-las entre todo o efetivo como “multiplicadores”. O treinamento foi ministrado por Sérgio Harumi Nishi, tenente coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e instrutor master da Axon Taser, empresa americana responsável pelo fornecimento dos dispositivos.
O principal objetivo do investimento é garantir uma maior segurança tanto para os agentes quanto para a população em geral, de acordo com Sérgio Mondari. O equipamento tem como finalidade preservar vidas, sendo utilizado em situações de escalada de força, em que o operador pode avaliar se é necessário o uso de uma arma de fogo para proteção ou se o caso demanda o uso de um equipamento não letal, como a taser.
Para Porfírio Arguelho, inspetor e instrutor de tiro da GM, os equipamentos terão uma contribuição significativa nas operações, principalmente em ações de desarmamento. Ele ressalta que a prioridade da equipe é evitar o uso de força letal, buscando alternativas como o uso de mãos livres e bastões antes de recorrer à taser.
Além disso, recentemente a Guarda Municipal recebeu três drones da Receita Federal do Brasil, que serão utilizados em fiscalizações ambientais, fiscalizações de trânsito e ações preventivas para proteção do patrimônio público e apoio aos demais órgãos de segurança
Fonte: Dourados News
Comentários