Conforme o ChatGPT e outras plataformas parecidas se popularizaram, surgiu um problema para editores: a enxurrada crescente de conteúdo gerado por IA (inteligência artificial) que está tão abaixo dos padrões publicáveis que eles o consideram um novo tipo de spam.
Para quem tem pressa:
A IA generativa está alimentando um boom de investimentos. Ela pode responder a perguntas, produzir imagens e até gerar textos com base em instruções simples.
Algumas dessas técnicas prometem aprimorar a análise de dados e eliminar tarefas rotineiras de escrita, assim como a calculadora mudou a matemática.
No entanto, elas também mostram o potencial da IA para gerar spam e espalhá-lo pela Internet.
Spam de IA
Quando ela ouviu pela primeira vez sobre o ChatGPT, Jennifer Stevens se perguntou o que isso significaria para a revista de aposentadoria da qual é editora-executiva.
Meses depois, ela descobriu. Isso significa que ela está gastando muito tempo filtrando artigos inúteis.
No início de maio, a empresa de classificação de sites de notícias NewsGuard encontrou 49 sites de notícias falsas que usavam IA para gerar conteúdo.
No final de junho, a contagem havia atingido 277, de acordo com Gordon Crovitz, cofundador da empresa. “Isso está crescendo exponencialmente”, disse.
Os sites parecem ter sido criados para ganhar dinheiro com a rede de publicidade online do Google, disse Crovitz, ex-colunista e editor do The Wall Street Journal.
Perigos
Os pesquisadores também apontam para o potencial das tecnologias de IA usadas para criar desinformação política e mensagens direcionadas usadas por hackers.
A empresa de segurança cibernética Zscaler diz que é muito cedo para dizer se a IA está sendo usada por criminosos de maneira generalizada.
No entanto, a empresa espera vê-la sendo usada para criar páginas falsas de phishing de alta qualidade, projetadas para induzir as vítimas a fazer downloads de softwares maliciosos ou divulgar online seus nomes de usuário e senhas.
Outro ponto são os golpes e clickbaits relacionados a “como ficar rico” com ChatGPT. No YouTube, por exemplo, essa “corrida atrás do ouro” está a todo vapor.
Dezenas de vídeos que oferecem conselhos sobre como ganhar dinheiro com a tecnologia da OpenAI foram vistos centenas de milhares de vezes. Muitos deles sugerem esquemas questionáveis envolvendo conteúdo indesejado.
Alguns dizem aos espectadores que podem ganhar milhares de dólares por semana, incentivando-os a escrever e-books ou vender publicidade em blogs cheios de conteúdo gerado por IA que podem gerar receita publicitária aparecendo nas pesquisas do Google.
O Google disse em comunicado que trabalha para proteger seus resultados de pesquisa contra spam e manipulação.
A empresa também informou que o uso de conteúdo gerado por IA para manipular classificações de resultados de pesquisa é uma violação das suas políticas de spam.
Com informações do The Wall Street Journal (em inglês)
Fonte: Olhar Digital
Comentários