Quem criou a primeira piada da história? E qual era ela? Um historiador britânico, especialista em humor, respondeu a essas perguntas. O Dr. Paul McDonald, da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, descobriu que a piada mais antiga do mundo tem quase 4 mil anos e é sobre um pum.

Leia mais

O registro, encontrado em 2008 em tábuas do período da Antiga Babilônia, teria sido concebido entre 2.300 a.C. e 1.900 a.C. Segundo o pesquisador, ele reflete um ditado dos antigos sumérios, povo que vivia na região sul do que hoje é o Iraque.

A piada era a seguinte: “Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido”. É, 4 mil anos depois, talvez ela não tenha tanta graça.

Como realizar um estudo sobre piadas?

Conheça as outras nove mais antigas piadas do mundo:

2ª: Egito Antigo, entre 1.800 a.C. e 1.600 a.C.

Foi encontrada em um livro de história conhecido como o “Papiro Westcar”.

“Como você entretém um faraó entediado? Você manda um barco cheio de mulheres jovens vestidas apenas com redes de pesca Nilo abaixo e pede a ele para ir pescar.”

3ª: Suméria, 1.200 a.C.

“Três boiadeiros de Adab estavam com sede: um era dono do boi, o outro dono de uma vaca e o terceiro era dono da carga da carroça. O dono do boi se recusou a ir pegar água porque ficou com medo que o boi fosse comido por um leão; o dono da vaca se recusou porque pensou que a vaca fosse se perder no deserto; o dono da carroça se recusou porque teve medo que sua carga fosse roubada. Então todos foram juntos. Na ausência deles, o boi fez sexo com a vaca que deu à luz a um bezerro que comeu a carga da carroça. O problema: de quem é o bezerro?”

4ª: Origem desconhecida, 1.100 a.C.

“Uma mulher que era cega de um olho é casada com um homem há 20 anos. Quando ele encontrou outra mulher, disse a ela: ‘Eu devo me divorciar de você porque dizem que você é cega de um olho.’ E ela respondeu a ele: ‘E você só descobriu isso depois de 20 anos de casamento?’”

5ª: Grécia Antiga, 800 a.C.

Piada presenta na “Odisseia”, de Homero, escrita há 2.800 anos.

“Ulisses diz a um ciclope que seu verdadeiro nome é ‘Ninguém’. Quando Ulisses instrui seus homens a atacá-lo, ele grita: ‘Socorro, Ninguém está atacando’. Gente alguma vem ajudar.”

6ª: Grécia Antiga, 429 a.C.

Faz parte de “Em Édipo Tirano”, do dramaturgo grego Sófocles.

“Pergunta: qual é o animal que anda de quatro pela manhã, com duas patas ao meio-dia e com três à noite? Resposta: O homem. Ele engatinha quando bebê, anda sobre os dois pés como adulto e usa uma bengala quando está idoso.”

7ª: Egito Antigo, 30 a.C.

“O homem é mais disposto a copular que um burro. Sua carteira é o que o restringe.”

8ª: Roma Antiga, entre 63 a.C. e 14 d.C.

“O Imperador Augusto estava viajando pelo Império quando notou um homem na multidão que tinha uma semelhança impressionante consigo mesmo. Curioso, perguntou: ‘Sua mãe alguma vez serviu ao Palácio?’. ‘Não, Alteza’, o homem respondeu, ‘mas meu pai serviu’.”

9ª: Grécia Antiga, entre 300 d.C. e 400 d.C.

Encontrada no mais antigo livro de piadas do mundo, um texto do século 4 chamado “Filógelos” ou “Amante de Risadas”.

“Desejando ensinar o seu burro a não comer, o sabichão não ofereceu a ele comida nenhuma. Quando o burro morreu de fome, ele disse: ‘Que grande perda eu tive! Bem quando ele estava aprendendo a não comer, morreu’.”

10ª: Grécia Antiga, entre 300 d.C e 400 d.C.

Também do “Filógelos”, é atribuída aos gregos Hiérocles e Filágrio.

“Ao ser perguntado pelo barbeiro da corte como ele queria seu corte de cabelo, o rei respondeu: ‘Em silêncio”.

E aí, riu de alguma?

Com informações de UOL.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!