Os carros híbridos – “meio elétrico, meio a combustão” – estão longe de serem protagonistas do setor automotivo no Brasil. Mas é um nicho que vem crescendo no país. Entre janeiro e junho de 2023, pouco mais de 28 mil unidades foram vendidas, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Para quem tem pressa:
Entram nesse total as versões leves, paralelas e plug-ins. Em 2022, por exemplo, as vendas de híbridos fecharam em quase 41 mil unidades. Ou seja, a previsão é de que 2023 supere com folga os números de 2022.
5 carros híbridos mais vendidos
A Toyota segue como destaque nos emplacamentos, com o Corolla Cross e o Corolla sedã liderando a lista dos mais vendidos com folga. No entanto, marcas novas estão chegando com força no no mercado.
Confira abaixo a lista dos cinco modelos mais vendidos no Brasil no primeiro semestre 2023:
O SUV híbrido que domina as vendas do segmento é equipado com motor 1.8 aspirado de até 101 cv (cavalos) de potência combinado a um elétrico de 72 cv para entregarem, juntos, 122 cv.
A Toyota não divulga o torque combinado. Um dos grandes trunfos é o consumo: 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina na cidade e 9,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, na estrada.
Com o mesmo conjunto mecânico do Corolla Cross, a versão híbrida e sedã manteve a tendência dele ser o queridinho do mercado. O modelo segue firme na segunda colocação e forma com o “irmão” a dobradinha da Toyota no pódio.
O modelo é um híbrido leve – isto é, usa um sistema que recupera energia das frenagens e uma bateria de 48V para auxiliar o motor a combustão em determinadas situações.
Este é equipado com conjunto que combina o 1.5 turboflex com um pequeno gerador elétrico para chegar aos 160 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e simula nove marchas.
Entre os carros do segmento premium, o XC60 se destaca há bastante tempo, mesmo com preços acima de R$ 400 mil.
O modelo tem uma mecânica complexa, por trazer motor 2.0 turbo com sistema de 48V. Mas há ainda um propulsor elétrico no eixo traseiro que faz o sistema entregar 462 cv e 72,3 kgfm de torque.
Recém-chegado ao Brasil, o grupo chinês GWM (Great Wall Motors) traz o Haval H6 em três versões: uma híbrida convencional (que não tem recarga externa) e duas plug-in (carregadas na tomada).
A opção HEV é carregada pela força de frenagem e desacelerações e combina motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico para entregar 243 cv e 54,1 kgfm de torque.
Já as demais PHEV trazem o mesmo motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos para desenvolver 393 cv de potência e 76 kgfm.
Por ora, o SUV médio é importado da China, mas será produzido em Iracemápolis (SP) no futuro.
Com informações do Autoesporte
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários