As montadoras de origem chinesa já aparecem no topo quando o assunto é eletrificação. Cada vez mais surgem modelos atraentes, completos e cheios de tecnologia capazes de competir até com fabricantes renomadas no mercado automotivo.

O Brasil é um dos mercados que despertou o interesse de duas fabricantes em especial: a BYD e a GWM. A dupla inclusive duela em uma das categorias mais populares do país com o Song Plus e o Haval H6, dois SUVs econômicos e com algumas semelhanças.

De início, o preço e a motorização são similares. Ambos custam R$ 270 mil, são híbridos plug-in, ou seja, podem ser carregados “na tomada” como um carro elétrico e serão fabricados no Brasil a partir de 2024.

Os dois também foram projetados para rodar o máximo possível no modo elétrico, entregando baixo consumo de combustível na cidade, 38,4 km/l e 28,6 km/l, respectivamente, segundo o Inmetro

Lista de equipamentos

Teto solar panorâmico, retrovisores elétricos, ar-condicionado com ajuste independente de temperatura, carregador por indução e tampa do porta-malas com acionamento elétrico são itens que vêm de fábrica nos SUVs, bem como o painel digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay — que funciona sem fio no Haval H6. 

BYD Song Plus
Interior do BYD Song Plus. Imagem: Divulgação/BYD
Interior do Haval H6. Imagem: Divulgação/GWM

Híbridos, mas quase elétricos

Ficha técnica

BYD Song Plus

BYD abre a pré-venda do Song Plus, o híbrido mais barato do Brasil
Imagem: Divulgação/BYD

GWM Haval H6

Haval H6
Imagem: Divulgação/GWM

Conclusão

No fim da linha, tanto o BYD Song Plus quanto o GWM Haval H6 são boas opções para quem procura um SUV completo e menos caro. Outra boa notícia é que ambas as marcas estão cada vez mais presentes no Brasil, a BYD inclusive com fábrica própria.

Os próximos anos prometem ser de briga boa entre os carros chineses no mercado nacional.

Com informações do Uol