A Aptera levou o seu carro movido a energia solar até Turim, na Itália, para testes aerodinâmicos no túnel de vento da Pininfarina, uma empresa italiana famosa por colaborar com marcas como a Ferrari.

O que você precisa saber:

O que é coeficiente de arrasto?

O coeficiente de arrasto (“drag coefficient” em inglês, ou Cd), permite medir a força de resistência ao ar por uma determinada área/superfície. O resultado influencia diretamente na eficiência de um carro.

Nos últimos anos, as montadoras estão lutando para diminuir o arrasto. Nos carros elétricos isso é ainda mais importante, visto que mais arrasto gera impacto direto na autonomia por carga.

Vale tudo para o ar passar pelo veículo com menos perturbação, até adotar formatos de carroceria diferentes e com linhas mais suaves. A Aptera, por exemplo, usa um formato de lágrima com uma longa cauda pontiaguda.

Imagem: Divulgação/Aptera

Outra área importante para a eficiência são as rodas. O protótipo da Aptera tem três rodas fechadas em cápsulas aerodinâmicas, o que novamente reduz a quantidade de ar “empurrada” pelo veículo. 

No fim, a Aptera acredita que tudo isso será suficiente para superar o Lightyear 0, sem contar que o tamanho mais compacto também será relevante, já que um carro maior naturalmente move mais ar do que um menor.

Mais eficiente do mundo?

Com informações do Electrek