O ciclone extratropical que se formou no oceano durante o fim de semana segue fazendo estragos no Brasil. Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em “alerta vermelho”.

Esse alerta do Inmet classifica a região como correndo “grande perigo” devido ao fenômeno climático. De acordo com o monitoramento do órgão, os estados estão com chuva superior a  60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos ao transporte rodoviário. 

O Inmet pede que a população das áreas afetadas evite se abrigar em árvores e também que não estacione carros próximos a torres de transmissão de energia. O órgão explica ainda que uma enorme massa de ar frio está atingindo o Sul do país.

Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país a partir de quarta-feira. Na terça, as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul como consequência do ciclone

Inmet em nota

O que é um ciclone extratropical?

Segundo a MetSul, um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias.

Esse tipo de ciclone não costuma ser formado em regiões tropicais, por isso a nomenclatura. Segundo o site, “os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes se originando na costa do Rio Grande do Sul. Trata-se, assim, de uma posição mais ao Norte que o habitual”.

À medida que o ciclone se intensifica, pode causar mudanças na temperatura, umidade, direção do vento e pressão atmosférica, o que pode levar a condições meteorológicas tempestuosas, como chuva, neve e ventos fortes.