No mês passado, a Fiat anunciou que deixaria de fabricar e vender carros na cor cinza. A princípio, a medida vale apenas para a Itália e pretende associar as opções coloridas ao lema da empresa, “Dolce Vita” (aproveitar a vida ao máximo). No entanto, veículos nessa cor estão no terceiro lugar entre os mais procurados no país, seguidos apenas de branco e preto.

Já do lado contrário do mundo, a BMW anunciou que está investindo justamente nas cores mais versáteis do mercado: preto, branco e cinza. E isso vai acontecer ao mesmo tempo no SUV elétrico iX Flow. A tecnologia desenvolvida pela empresa e aplicada no modelo permitirá variar entre as três paletas em tempo real, ao toque de um botão.

As empresas têm posicionamentos diferentes, mas, afinal, os carros do futuro serão coloridos ou em cores neutras?

Cores de carros mais vendidas

A decisão da Fiat tem a ver com o marketing e não com a linha de produção. No entanto, excluir uma cor do catálogo não muda o desejo do comprador, e a empresa corre o risco de perder o cliente para outra montadora.

Isso porque, segundo um levantamento feito pela Axalta, uma empresa de tintas automotivas, o cinza foi uma das cores mais procuradas por europeus em 2022. 27% dos carros vendidos por lá eram dessa tonalidade.

Na Alemanha e no Reino Unido, o cinza é o mais popular. Já na América do Sul, a cor é a terceira mais vendida (18% dos carros), perdendo apenas para branco (39%) e preto (19%).

Carros do futuro

Tons neutros

Com informações de Auto Esporte