A funcionalidade “Suspensão Profunda” é um recurso disponível nos smartphones, útil para impedir que um aplicativo pouco utilizado encha o aparelho de notificações ou consuma a bateria do celular em excesso. A seguir, confira mais informação sobre o recurso e como tirar um app desse estado no smartphone.
O que é a “Suspensão Profunda” e para que ela serve?
A Suspensão Profunda é uma funcionalidade já disponível nos smartphones mais modernos e até mesmo em alguns modelos de tablets. O recurso possui diferentes funções, embora a principal seja a de impedir que um aplicativo rode em segundo plano (o que consome muita bateria e devora a memória RAM) e envie notificações para o usuário.
A função pode ser bastante útil para quem não utiliza determinado app com frequência, mas que se recusa a deletá-lo. Esse estado precisa ser habilitado de forma manual pelo usuário, é completamente reversível, e continua funcionando mesmo que o usuário decida entrar novamente no app. Ou seja, se você colocar um aplicativo em Suspensão Profunda, mas precisou acessá-lo, não se preocupe: o sistema continuará impedindo que ele envie notificações ou consuma bateria. Isso porque para remover a funcionalidade, o usuário deve desabilitá-la manualmente.
Como retirar um aplicativo da Suspensão Profunda?
Tempo necessário: 5 minutos.
No celular que utilizamos, a versão do Android não oferece um método único para a Suspensão Profunda: isso significa que é preciso acessar diferentes departamentos do setor de configurações e desabilitar, manualmente, o recebimento de notificações e o funcionamento em segundo plano de um app. Veja a seguir.
- Acesse as configurações
Arraste a tela de cima para baixo completamente, procure pelo botão de engrenagem, e clique sobre o mesmo para acessar o setor de configurações;
- Acesse o local correto
Procure pelo botão “Aplicativos” na lista de opções disponíveis e, quando encontrá-lo, clique sobre o mesmo;
- Selecione o app desejado
Acesse a lista que mostra todos os seus aplicativos e procure por aquele que deseja colocar em suspensão profunda. Ao encontrá-lo, selecione-o;
- Entre nas notificações
Acesse o setor “Notificações” para administrar o aplicativo;
- Desative as notificações
Selecione todas as barrinhas ou clique naquela que suspende todas as notificações. Em seguida, clique em voltar para retornar à tela anterior;
- Acesse os dados da bateria
De volta à tela, selecione o botão “Bateria” para encontrar os dados de consumo do app;
- Escolha a opção correta
Por fim, clique na opção “Restrito” ou naquela que deixa claro que o aplicativo ficará impossibilitado de rodar em segundo plano.
Caso a versão do seu Android seja diferente e ofereça o nome “Suspensão Profunda”, siga o seguinte passo a passo: acesse as configurações, clique na barra de pesquisa, busque por “Suspensão”, escolha a “Suspensão Profunda” e selecione o aplicativo desejado.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários