Mulher na França é atingida por meteorito enquanto tomava café em terraço
Um caso extremamente raro foi registrado na França. Uma mulher foi atingida por um meteorito enquanto tomava café com uma amiga em um terraço. O fato ocorreu no dia 6 de julho em Schirmeck, no leste do país, conforme noticiado pelo jornal francês Les Dernières Nouvelles d’Alsace (DNA).
A mulher, que preferiu não se identificar, relatou que ouviu um estrondo, mas nunca imaginou que fosse um meteorito. Ela pensou inicialmente que fosse um animal ou até mesmo um pedaço de cimento utilizado nas telhas, mas a cor não correspondia. Ela recolheu a pequena pedra e mostrou-a ao geólogo Thierry Rebmann.
Em entrevista ao jornal, o geólogo explicou que a rocha pesava cerca de 50 gramas e aparentava conter uma mistura de ferro e silício. Segundo ele, trata-se de uma pedra que atravessa a atmosfera da Terra, ficando queimada devido ao oxigênio e ao atrito.
Felizmente, a mulher teve apenas um hematoma e está bem. O caso de ser atingido por um meteorito é extremamente raro, com chances da ordem de uma em 100 milhões, de acordo com o geólogo Thierry Rebmann. O último caso confirmado ocorreu nos Estados Unidos quase 70 anos atrás.
Os meteoritos são pedaços de rochas espaciais que resistem à passagem violenta pela atmosfera da Terra, gerando os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes. Esses detritos que sobram acabam colidindo com a superfície ou mergulhando no oceano. Embora quase 50 toneladas de material meteorítico caiam na Terra diariamente, a maioria é composta por fragmentos extremamente pequenos que caem nos oceanos, cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta.
Fonte: Olhar Digital
Comentários