A decisão do diretor-executivo da empresa indiana Dukaan de substituir 90% de seus funcionários do setor de atendimento ao cliente (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA) causou uma grande polêmica.
O chatbot de IA da Dukaan
Segundo o empresário, o chatbot é capaz de responder com rapidez e precisão a todos os tipos de perguntas dos clientes, oferecendo um atendimento eficiente na era da gratificação instantânea.
Embora tenha anunciado que a empresa está contratando para várias posições, as críticas dos usuários nas redes sociais continuaram. Muitos questionaram a falta de menção sobre a assistência aos funcionários demitidos e consideraram a comemoração e o marketing em torno da substituição insensíveis.
Diante das críticas, Shah declarou que detalhará as medidas de suporte aos funcionários através do LinkedIn, argumentando que as pessoas no Twitter estão mais preocupadas com a rentabilidade do que com a simpatia.
A proliferação e acessibilidade crescentes das ferramentas de IA, como o ChatGPT, têm levantado preocupações sobre a substituição de empregos por tecnologia. Um relatório do Goldman Sachs divulgado em março indicou que a IA poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.
Na Índia, diversas empresas estão investindo em IA para o desenvolvimento de produtos, o que tem gerado temores de possíveis perdas de emprego no país.
Com informações da BBC.
Fonte: Olhar Digital
Comentários