A decisão do diretor-executivo da empresa indiana Dukaan de substituir 90% de seus funcionários do setor de atendimento ao cliente (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA) causou uma grande polêmica.
O chatbot de IA da Dukaan
Segundo o empresário, o chatbot é capaz de responder com rapidez e precisão a todos os tipos de perguntas dos clientes, oferecendo um atendimento eficiente na era da gratificação instantânea.
Embora tenha anunciado que a empresa está contratando para várias posições, as críticas dos usuários nas redes sociais continuaram. Muitos questionaram a falta de menção sobre a assistência aos funcionários demitidos e consideraram a comemoração e o marketing em torno da substituição insensíveis.
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Diante das críticas, Shah declarou que detalhará as medidas de suporte aos funcionários através do LinkedIn, argumentando que as pessoas no Twitter estão mais preocupadas com a rentabilidade do que com a simpatia.
A proliferação e acessibilidade crescentes das ferramentas de IA, como o ChatGPT, têm levantado preocupações sobre a substituição de empregos por tecnologia. Um relatório do Goldman Sachs divulgado em março indicou que a IA poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.
Na Índia, diversas empresas estão investindo em IA para o desenvolvimento de produtos, o que tem gerado temores de possíveis perdas de emprego no país.
Com informações da BBC.
Fonte: Olhar Digital
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