Em março desse ano, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começou uma operação de bloqueio de TV box piratas, o famoso “gatonet”. Nem todos os dispositivos desse tipo são ilegais, mas, para impedir a venda daqueles que são, agora a agência criou novas regras na hora de liberá-los.

O que aconteceu

A Anatel criou mais exigências técnicas para homologar os aparelhos de TV box no Brasil e, assim, acabar com a venda daqueles que permitem atividades ilegais. O gatonet, como é conhecido, permite o acesso a canais de TV a cabo e streamings sem nenhum tipo de pagamento.

O argumento da agência é que os novos requisitos são necessários para verificar se os aparelhos que estão sendo vendidos não violam o direito autorais das obras audiovisuais. Eles passarão a valer a partir de 11 de setembro.

Modelos de Chromecast, Apple TV e Fire Stick lado a lado
Chromecast, Apple TV e Fire Stick são alguns modelos de TV Box com homologação da Anatel para funcionar no Brasil (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Novos requisitos do TV box

Os novos requisitos vão analisar:

Histórico

No início desse ano, a Anatel já havia bloqueado diversos aparelhos de gatonet que estariam realizando atividades irregulares. O Olhar Digital já falou sobre isso aqui.

tv box
Se o TV Box vier sem o selo da Anatel, corra! (Imagem: Shutterstock)

Como saber se seu TV box é gatonet

Os TV Boxes permitidos pela Anatel são a Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV, Stick Amazon Fire TV e Roku Express.

Para saber se qualquer aparelho que não seja dessas empresas é pirata, observe:

Com informações de Uol