Em constante luta contra malwares e ameaças, o Google Play exigirá que novas contas de desenvolvedores registradas como organizações cadastrem um número do Sistema Universal de Numeração de Dados (DUNS, na sigla em inglês).

O sistema é desenvolvido pela Dun & Bradsteet, empresa norte-americana de soluções e análise de dados, que atribui um número de identificação exclusivo de nove dígitos.

A medida irá aumentar a segurança e confiabilidade na plataforma para conter o envio de malware em apps na loja de aplicativos.

O Google explica que já exige que os desenvolvedores verifiquem seu endereço de e-mail e número de telefone para garantir que as contas no Google Play são criadas por pessoas reais. Agora, além do código DUNS, a loja de aplicativos também poderá solicitar que o desenvolvedor envie documentos oficiais da organização para verificar suas informações.

O comunicado indica que as empresas que ainda não têm um número DUNS criem seu código no site da Dun & Bradstreet, que conta com um tutorial.

Outra novidade é em relação às páginas do desenvolvedor na loja de aplicativos, onde será adicionada uma nova seção “Sobre o desenvolvedor” que permitirá que os usuários saibam mais sobre o desenvolvedor. 

A seção de contato apresentava apenas algumas informações como nome, e-mail e localização do desenvolvedor. Agora, as empresas poderão adicionar seu site, endereço completo e número de telefone para suporte.

Após a criação e aprovação da conta de desenvolvedor, o usuário estará apto a publicar seus aplicativos no Google Play.

As mudanças serão implantadas a partir de 31 de agosto para qualquer usuário que crie novas contas de desenvolvedor no Google Play. O Google diz que fará verificações regularmente sobres as informações fornecidas pelas contas.

Com informações de Bleeping Computer e Google.