Inspirado em obra de Stephen King, curta gravado em Dourados estreia nesta sexta
Anuncie Aqui
Inspirado em obra de Stephen King, curta gravado em Dourados estreia nesta sexta
Em uma noite num quarto barato de hotel, um vendedor frustrado enfrenta seus demônios internos, amplificados pelo ambiente opressivo em que se encontra. É dessa premissa que parte o curta-metragem “Tudo o que você ama será destruído”, gravado em Dourados e que estreia às 19h desta sexta-feira (14) no YouTube e com exibição especial no Sucata Cultural.
João Augusto de Nardo, 23 anos, é roteirista, diretor e produtor, ele conta que a inspiração para a criação do curta veio do amor pela obra do autor Stephen King e o desejo de trazer uma de suas histórias para o formato audiovisual.
“Eu descobri um programa que o autor tem de incentivo a novos cineastas, onde ele licencia alguns contos por um dólar, permitindo traduzir sua obra para o audiovisual. O conto escolhido tinha elementos que se adequavam bem ao formato de curta-metragem, como uma atmosfera de terror psicológico e uma trama que se desenrolava em um espaço limitado. O conto também abordava temas que eu queria explorar, como a solidão, o medo e o suicídio. Temas que abrem muita margem para discussão”, conta.
O curta “Tudo o que você ama será destruído” tem a inspiração visual no filme português “Os Olhos de Minha Mãe” e é ambientado no conto “1408”, de Stephen King.
“O protagonista, Alfie Zimmer, carrega diversos conflitos emocionais. Ele lida com a solidão, a frustração, o medo e a sensação de estar preso em uma situação da qual não consegue escapar. Ele enfrenta seus próprios demônios internos, que são amplificados pelo ambiente opressivo em que se encontra. A ideia seria transportar o público para a mente do personagem, fazendo-o vivenciar aqueles momentos de angústia”, afirma o diretor.

Produzido em Dourados, curta-metragem levou cerca de seis meses para ficar pronto (Divulgação/Arquivo Pessoal/João Augusto de Nardo)
Responsável por dar vida à Alfie Zimmer, o ator e poeta Kaio Ramos, 22 anos, conheceu o diretor do curta em 2021, durante uma apresentação no Sucata Cultural e depois de um tempo, recebeu o convite para atuar no curta. Ele conta como se deu o processo de composição da personagem.
“Me construí no método Stanislavik que parte das ações física, espontâneas e germânicas. Tal construção teve início seis meses atrás com diversos cadernos de anotações sobre a construção da personagem Alfie Zimmer. Tudo isso perpassa por tal metodologia, partir da observação do interno do ser persona. Também houve uma contribuição de casos sobre tal fato trágico. Houve um receio para não deixar Zimmer forçado. Porém joguei e tentei entregar algo que partisse do diretor”, relembra.
Todo o processo de produção do filme durou cerca de seis meses e envolveu nove pessoas diretamente, sendo o roteirista e diretor João Augusto de Nardo; Kaio Ramos como ator e produtor; o design gráfico e marketing Elias de Aquino; Leo Rodrigues como assistente de produção; Giovana Xavier responsável pela fotografia; Ricardo Endo na direção de fotografia e edição, Jeferson Gonçalves na iluminação; Lucas Nascimento na maquiagem e Leo Martins como motorista.
A estreia do curta acontece nesta sexta-feira (14), às 19h, on-line no YouTube (clique aqui ou aqui para conferir). Simultaneamente haverá a primeira exibição presencial do filme, no Sucata Cultura, em Dourados, com entrada gratuita.
O curta também foi enviado para festivais de cinema do mundo todo.

Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários