Cirurgiões e engenheiros desenvolveram uma mão biônica inédita que permite controlar sem esforço cada dedo individualmente. A inovação pode revolucionar como membros protéticos são projetados, além de ajudar pacientes a recuperar funções que perderam após uma amputação.

O que você precisa saber:

Além da reconstrução neuromuscular, a nova técnica usa um implante de titânio instalado dentro do osso residual, conectando a nova mão direto ao corpo do paciente, oferecendo um ponto de fixação mais estável.

A pesquisa foi liderada pelo professor Max Ortiz Catalan.

Este é um grande avanço no campo dos membros biônicos (…) abre a possibilidade de criar mãos biônicas que são tão funcionais quanto mãos naturais

Max Ortiz Catalan, diretor fundador do Centro de Pesquisa em Biônica e Dor (CBPR) na Suécia:

A nova mão biônica já foi testada com sucesso em um paciente que perdeu o braço acima do cotovelo. Ele aprendeu a controlar o implante de forma rápida e fácil, realizando uma variedade de tarefas. A novidade é um sinal de esperança para mais de 60 milhões de pessoas que vivem com amputação de membros no mundo, segundo um levantamento de 2017 do Institute for Health Metrics and Evaluation.

Via: Euronews