A NASA vai aumentar o leque de trajes espaciais na ISS e para as futuras missões Artemis durante caminhadas na Lua.
A agência espacial realizou novo pedido de US$ 10 milhões (R$ 47,9 milhões) em 10 de julho à Axiom Aerospace e Collins Aerospace para a obtenção de novas opções de trajes.
Novos trajes espaciais
Nossa próxima geração de designs de trajes espaciais é cerca de 90% compatível com uma missão lunar. Essa extensão formal de contrato vai manter os esforços contínuos para modificar nossa próxima geração de trajes espaciais, transformando-os utilizáveis para tarefas na Lua.
Dave Romero, diretor de EVA & Sistemas de Mobilidade e Superfície Humana
As novas tarefas devem, ainda, estimular a inovação por meio da competição entre as empresas, enquanto provê plano reserva para a NASA em caso de um dos trajes enfrentar problemas.
Esses pedidos posicionam a NASA para o sucesso, caso recursos adicionais se tornem necessários ou vantajosos às missões da NASA, enquanto a agência espacial pavimenta o caminho para a exploração do Espaço mais profundo e comercialização de da órbita baixa da Terra. Usando essa abordagem, vamos aprimorar a redundância, expandir futuras capacidades e realizar ainda mais investimentos na economia espacial.
Lara Kearney, gerente de Atividade Extraveicular e Programa de Mobilidade Humana na Superfície na Central Espacial Johnson da NASA em Houston
Agora, as duas empresas vão começar a modificar seus respectivos designs para adaptá-los às características dessas distintas missões espaciais na baixa órbita da Terra e na superfície lunar.
Uma vez que a remodelagem dos trajes estiver no papel, a NASA vai revisar e avaliar os trabalhos e determinar se um ou ambos poderão ser desenvolvidos efetivamente.
Imaginar astronautas realizando EVAs fora da ISS usando os trajes da Axiom, baseado no design original da NASA, honraria todos que já trabalharam em trajes da NASA no passado e aqueles que o fizerem no futuro.
Russel Ralston Vice-Gerente do Programa de EVA Espacial da Axiom
Ao menos um dos novos designs sendo acetos pela NASA, a empresa desenvolvedora será escalada para desenvolver um traje operacional, incluindo testes extensivos de segurança e eventual testes de demonstração de voo na baixa órbita e na superfície da Lua.
O traje espacial escolhido será utilizado até 2034, e a NASA espera emitir novos pedidos de acompanhamento de modificações de acordo com a necessidade, de modo a garantir a segurança e a eficácia dos novos trajes.
Com informações de Space.com
Fonte: Olhar Digital
Comentários