Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Pesquisas desenvolvidas em Dourados recebem prêmio no Simpósio de Análise Térmica

14/07/2023 às 15:00
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Pesquisas desenvolvidas em Dourados recebem prêmio no Simpósio de Análise Térmica

Trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Análise Térmica e Controle de Qualidade da Universidade Federal da Grande Dourados (LabCAT/UFGD) foram reconhecidos e premiados durante o X Simpósio de Análise Térmica, um dos eventos mais relevantes da área na América do Sul, realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2023 em Campo Grande.

Um dos trabalhos premiados compara dois métodos comumente utilizados para analisar a qualidade do calcário, substância muito usada para melhorar o solo em áreas de lavoura e pecuária. Os pesquisadores buscaram evidenciar qual metodologia de análise química apresenta boa efetividade e menor impacto ambiental. A abordagem inovadora e os resultados obtidos renderam o reconhecimento e a premiação no evento nacional. O artigo “Agreeprep software as a comparative method: an approach on TG-DTA Data versus Titration Of Limestone Samples”, foi apresentado no evento pela pós-graduanda Karine Cáceres dos Santos, do mestrado em Química da UFGD, orientada pelo professor doutor Cláudio Teodoro de Carvalho.

Outro trabalho selecionado entre os melhores do simpósio foi intitulado “Assinatura térmica por calorimetria exploratória diferencial (DSC) em corpos de prova solo-cimento-brita conformados com incorporação de resíduo de politereftalato de etileno (PET)”. Nesta pesquisa, garrafas PET foram processadas na forma de pequenas partículas e misturadas com argila, brita, cimento e água, para avaliar se é possível utilizar essa mistura de forma segura na construção civil. Os resultados da pesquisa apontam que o material pode ser usado para acabamento interno de paredes de construções civis, pois tem características que ajudam a manter o conforto térmico dentro dos ambientes. Esta pesquisa foi realizada em colaboração entre pesquisadores do LabCAT/UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE E ANÁLISE TÉRMICA (LABCAT)

O LabCAT/UFGD está localizado no Centro de Laboratórios FINEP (CLF/UFGD) e é coordenado pelos professores Claudio Teodoro de Carvalho e Tiago André Denck Colman. O laboratório dedica-se à caracterização termoanalítica de diversos materiais, e faz parte de uma rede de colaboração, possuindo diversas parcerias nacionais e internacionais.

Essa já é a terceira edição consecutiva em que trabalhos desenvolvidos no LabCAT/UFGD se destacam no Simpósio de Análise Térmica, que é um dos principais eventos da área na América Latina. “A premiação demonstra a excelência e o compromisso dos pesquisadores com o avanço científico nesta área de estudo. Os resultados alcançados reforçam o papel do LabCAT-UFGD como referência nacional em análise térmica e controle de qualidade, impulsionando ainda mais o progresso científico e tecnológico no país”, avalia o professor Tiago Colman.

SIAT

O X Simpósio de Análise Térmica foi realizado recentemente, com o objetivo de promover a divulgação desta área de conhecimento para a comunidade acadêmica e os setores produtivos. Na avaliação de Tiago, essa décima edição do evento, sediada em Mato Grosso do Sul, proporcionou uma oportunidade única para conectar as atividades de pós-graduação com as demandas da região. “Vale ressaltar que a região Centro-Oeste, em especial Mato Grosso do Sul, ainda não possui programas de pós-graduação em Química consolidados, o que cria uma desigualdade em termos de qualidade das pós-graduações no país. No entanto, estamos empenhados em mudar essa situação, e o simpósio se tornou uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento da região”, revela o pesquisador.

O principal objetivo do evento foi fornecer subsídios para que estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores pudessem trocar conhecimentos técnico-científicos e impulsionar a produção intelectual e tecnológica qualificada. Além disso, o simpósio ofereceu a oportunidade de divulgar avanços científicos por meio de palestras e minicursos ministrados por pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação do país.

“No geral, o X Simpósio de Análise Térmica foi um evento produtivo que permitiu a divulgação de avanços científicos, promoveu a troca de conhecimentos e impulsionou o desenvolvimento tecnológico na área de análise térmica. Sua realização em Mato Grosso do Sul trouxe benefícios significativos, fortalecendo o engajamento entre a academia e os setores produtivos da região”, analisa Tiago.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias