Por Helbert Oliveira, diretor da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil
No início do século XX, quando os primeiros modelos de máquinas de lavar roupas começaram a surgir, não demorou muito para que outro aparelho surgisse para resolver a segunda etapa desse processo: a secagem.
Entre dispositivos que utilizavam fogo, deixando as peças com cheiro de fumaça, até as tradicionais centrífugas que usavam a velocidade para retirar o máximo de umidade possível, foi um longo caminho até o aperfeiçoamento dessa tecnologia, que é utilizada especialmente em locais e períodos de baixas temperaturas.
Mesmo que esses eletrodomésticos demonstrem grande utilidade há décadas, ainda existem muitas dúvidas quanto à secagem automatizada, especialmente no que diz respeito ao encolhimento e desgaste dos tecidos. A boa notícia é que os modelos de secadoras mais modernos já solucionaram vários desses problemas. Por isso, entender como os produtos atuais funcionam pode trazer ainda mais vantagens aos usuários, como uma maior duração das roupas e cuidado com a saúde da família.
Começando pelo tópico mais conhecido: o encolhimento. Para evitá-lo, foi desenvolvida uma tecnologia nos novos dispositivos chamada de Sensor de Secagem, que analisa o nível de umidade das roupas, expondo os tecidos ao nível correto de temperatura. Dessa forma, as fibras das peças são preservadas, uma vez que o ciclo de secagem fica mais rápido ou demorado, conforme a quantidade de água. No caso de peças de roupa mais sensíveis ao calor, já existem aparelhos que também realizam a tarefa com ar frio, eliminando qualquer possibilidade de encolhimento.
Outro ponto importante na hora de utilizar a secadora é se atentar às etiquetas. Elas contêm informações importantes sobre o tecido e o uso de máquinas para secar as peças. O terceiro símbolo que aparece na fila, representado por um quadrado com um círculo no meio, é o que avisa sobre os cuidados com a secagem.
Se possui apenas um ponto, significa que a secagem é permitida em temperatura baixa. Dois pontos significa temperatura elevada e um X significa que a roupa não deve ser colocada em uma secadora (o que não se aplica no caso dos dispositivos com a opção de secagem com ar frio).
Cuidado com a saúde é outra vantagem do uso desses aparelhos, considerando que alguns modelos possuem a função de sanitização. Ela usa jatos de ar quente que elimina até 99,9% das bactérias nos tecidos, trazendo mais segurança na hora de reutilizar as peças, especialmente para pessoas alérgicas.
Até mesmo recursos de Inteligência Artificial foram implementados para identificar os hábitos dos usuários e recomendar o ciclo de secagem mais adequado. A tecnologia também envia dicas de cuidados ao smartphone e se conectam com a lavadora de roupas para programar o processo de secagem mais adequado de acordo com o ciclo.
Nos dias de muita chuva e durante o inverno, em que as temperaturas mais baixas dificultam a secagem, as secadoras de roupas podem ser grandes aliadas para economizar tempo e trazer mais praticidade na rotina — principalmente na hora de usar aquela peça favorita de última hora.
Esses são os maiores benefícios de contar com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado hoje em dia. Aos consumidores que desejam adquirir esses produtos com preço reduzido, vale buscar por promoções durante a estação mais fria do ano, se certificando que o produto a ser adquirido seja de qualidade e traga recursos inovadores que os beneficiem no dia a dia.
Fonte: Olhar Digital
Comentários