Um novo animal chegou pra protagonizar a cena das memecoins e está atingindo grandes saltos como um criptoativo do mercado. A Pepecoin roubou os holofotes em 2023, com uma ascensão meteórica de que se tem notícia, se comparada com as concorrentes.

Por incrível que parece, a criptomoeda ressuscitou um meme para lá de antigo, com o simpático Pepe the Frog criado em 2005 e, agora, ganha a graça do mercado financeiro. Mas o que é a Pepecoin, de fato? Como ela funciona? Confira agora neste artigo!

Entenda o que é, e como surgiu a Pepecoin

E quem diria que as famosas memecoins ficariam só em latidos com as inspirações apenas em memes de cachorros, se enganou! Um anfíbio acaba de roubar a cena, com um meme que viralizou em 2005 do carismático Pepe the Frog.

O que é simplesmente genial, pois esse é um dos memes mais conhecidos da internet e chegou recentemente, em abril de 2023 para dar vida a criptomoeda Pepecoin.

Uma sátira real, o meme “Pepe The Frog” foi criado por Matt Furie em sua tirinha de 2005 “Boys Club”.
O sapo bem humanoide também ganhou grande repercussão em meados dos anos 2010, com as cantoras Katy Perry e Nicki Minaj, quando elas usaram o meme em seus respectivos tweets.

Dessa forma, a figura do sapo Pepe se espalhou rapidamente nas redes e continua a ser compartilhada como um meme de reações.

Contudo, a brincadeira foi um pouco manchada por uma passagem política em 2014, quando a imagem passou a ser divulgada frequentemente por cidadãos e partidos de extrema-direita nos Estados Unidos e até mesmo em outros países. Porém, a comunidade do Pepe The Frog, que é bem presente, conseguiu inverter a história, e tirar da roda esse cunho político da brincadeira.

Pessoas fantasiadas de sapos em protesto
Protesto político com pessoas fantasiadas de Pepe The Frog | Imagem Shutterstock

Memes a parte, a Pepecoin é considerada uma criptomoeda blockchain Ethereum. Criada para entrar na onda das moedas-meme, o ativo chama a atenção de muitos entusiastas porque dispõe de benefícios atraentes.

Desde políticas sem taxas, recompensas para investidores de longa data e um sistema de “queima de ativos”, criado para manter um baixo volume da moeda em circulação, que estabiliza seu valor de mercado.

Como a Pepecoin funciona?

Através do Ethereum e tendo como base o protocolo ERC-20 a Pepecoin funciona. Este protocolo garantem uma linguagem padronizada, e é muito comum na criação de moedas e tokens.

Além disso, o sistema da Pepecoin é mantido pelo consenso PoS (Proof-of-Stake), onde os investidores podem validar as transações e receberem prêmios por tarefa realizada. Seus usuários são também recompensados pelo tempo em que mantêm as moedas dentro projeto.

Com toda certeza, essa foi a estratégia de sucesso para a Pepecoin, que trouxe estímulo aos usuários, para evitar que esses vendam a cripto rapidamente e, assim, mantém a estabilidade da moeda-meme. Dessa forma, o projeto colocou limites para o suprimento de coins em 420 trilhões de unidades, queimadas de tempos em tempos, para manter valor.

O sucesso da Pepecoin

A Pepecoin chegou a alcançar 10.000% em um dia. Isso ocorreu quando um usuário trocou 0,125 ETH em 5,9 trilhões de Pepe. Isso chamou a atenção dos investidores, que se atentaram a relevância da moeda, o que estimulou o surgimento de mais usuários.

Outra vantagem da Pepecoin em relação as outras memecoins é a sua comunidade de detentores, que é bem sólida e ativa, já que mantém as moedas em poder por mais tempo para garantir recompensas.

A Pepecoin ainda possui sua própria plataforma de negociações de Rare Pepes, imagens do Pepe the Frog tratadas como ativos digitais colecionáveis. Vale lembrar que algumas delas podem ser realmente raras e tornam-se valiosas, como os NFTs.

Com esse potencial, as perspectivas é que a Pepecoin atraia ainda mais investidores e o token seja ainda mais valorizado. E você, apostaria no meme do Pepe the Frog?