O aumento da solidão e o isolamento social afetam um terço da população mundial e podem trazer sérias consequências para a saúde, como o aumento do risco de doenças mentais, obesidade, demência e até morte precoce. Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Auckland, Duke e Cornell aponta que robôs com inteligência artificial podem ser importantes aliados na luta contra o problema.

Leia mais

O estudo, publicado na revista Science Robotics, apresenta sugestões para governos e faz um apelo para o trabalho em conjunto com o objetivo de desenvolver diretrizes de combate aos problemas causados pela solidão. Também propõe o uso da tecnologia, através de robôs e da IA.

“No momento, todas as evidências apontam para ter um amigo de verdade como a melhor solução. Mas até que a sociedade priorize a conexão social e os cuidados com os idosos, os robôs são uma solução para os milhões de pessoas isoladas que não têm outras soluções”, aponta Murali Doraiswamy, professora de psiquiatria e geriatria da Universidade Duke e membro do Instituto Duke para Ciências do Cérebro.

Tecnologia é bem-vinda

Uso da IA

Com informações de Universidade de Duke.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!