Toda semana, no Programa Olhar Espacial no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes da Escola José Rolderick de Oliveira de Nova Floresta, Paraíba. Confiram:
Um close no complexo nebular de Rho Ofiúco
José Arthur Araújo da Silva, de 16 anos e estudante do 2° ano do Ensino Médio escolheu essa imagem divulgada pela NASA para celebrar o primeiro ano de operações científicas do Telescópio Espacial James Webb. A imagem mostra uma região contendo cerca de 50 estrelas jovens, todas elas com massas similares a do nosso Sol. As nuvens mais escuras são regiões onde a poeira espessa envolve estrelas ainda em formação. Em vermelho, aparecem enormes jatos de hidrogênio molecular, que ocorrem quando uma estrela rompe o casulo de poeira cósmica onde ela foi formada. No centro da imagem, a única estrela significativamente mais massiva que o Sol, esculpiu uma caverna brilhante nos gases e poeira do complexo nebular de Rho Ofiúco.
Original em:https://stsci-opo.org/STScI-01H44AVB69N1P8RAEJ12NW2RB2.png
Tempestade de Auroras sobre a Lapônia
Ana Clara Oliveira Brito, de 14 anos e no 9° ano do Ensino Fundamental, escolheu a foto de uma verdadeira tempestade de auroras registrada na Lapônia Finlandesa. Na noite do registro, até mesmo os moradores da Lapônia se surpreendem com o espetáculo de luz provocado pelas partículas energizadas lançadas pelo Sol no dia anterior. Ao atingir o campo magnético da Terra, essas partículas são direcionadas para os pólos e, em contato com nossa atmosfera, ionizam os gases proporcionando este verdadeiro show de luzes. O recente aumento na atividade solar percebido nos últimos meses tem garantido a satisfação dos caçadores de aurora, como estes dois que aparecem contemplando o espetáculo no centro da imagem.
Original em:https://apod-nasa-gov.translate.goog/apod/image/2304/AuroraSnow_Casado_3000.jpg
Quem escolheu
Tanto o José Arthur quanto a Ana Clara são membros do Clube de Astronomia da Escola José Rolderick de Oliveira de Nova Floresta, na Paraíba. O Clube surgiu a partir da disciplina eletiva “Pálido Ponto Azul”, que trabalhou temas relacionados à astronomia, o que possibilitou a participação de alunos da escola na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os bons frutos alcançados levaram o Clube a ser contemplado pelo Projeto Esperança no Espaço, onde a Escola recebeu um dos telescópios construídos por detentos do presídio do Município de Esperança. Agora, este instrumento servirá aos estudantes da Escola Rolderick, para desenvolverem seus projetos, observações astronômicas e principalmente, para inspirar a prática da Ciência em Nova Floresta.
[ Estudantes da Escola José Rolderick de Oliveira recebendo telescópio do Projeto Esperança no Espaço – Foto: Asscom SEAP-PB ]
Fonte: Olhar Digital
Comentários