A Volkswagen esbarrou em um obstáculo com a sua família de carros elétricos, a ID. Diferente do esperado, muitos compradores torceram o nariz para os veículos e a culpa é do design.

O visual futurista, muito diferente dos carros tradicionais da marca alemã, acabou não despertando o interesse dos consumidores, especialmente no mercado europeu. A montadora inclusive já admitiu o fracasso e está disposta a mudar de estratégia. 

O que você precisa saber:

A Volkswagen apresentou seu novo carro elétrico, em Hamburgo, Alemanha, nesta quarta-feira (15).
Volkswagen ID2.all. Imagem: REUTERS/Fabian Bimmer

CEO da VW pede congelamento imediato de gastos

Além de mudanças no design, a VW também enfrenta tempos difíceis. Em reunião interna com os gerentes, O CEO da Volkswagen, Thomas Schafer, afirmou que a montadora está enfrentando um momento delicado, sugerindo que “tudo está em jogo”.

“Estamos deixando os custos muito altos em muitas áreas […] Nossas estruturas e processos ainda são muito complexos, lentos e inflexíveis”, disse o executivo.

A notícia chega enquanto a Volkswagen lida com cenários diferentes. Nos Estados Unidos, enquanto as vendas do crossover elétrico ID.4 quadruplicaram no segundo trimestre, com 6,69 mil veículos vendidos, parte da fábrica europeia de Emden, na Alemanha — onde o ID.4 é montado —, foi fechada por seis semanas no fim de junho por falta de demanda.