Atlético vai para jogos contra líderes e Libertadores com pior série em sete anos

O Atlético Mineiro de Felipão ainda não venceu. O empate com o Goiás, na segunda-feira (17) em 0 a 0, é o sétimo jogo seguido do clube sem vencer, na pior série de resultados do clube desde 2016. Agora, o Galo entra em xeque em um momento chave da temporada: a duas semanas do início das oitavas de final da Libertadores e com uma dura calendário de Campeonato Brasileiro pela frente.

Nas próximas três semanas, o Atlético pode ter um divisor de águas definitivo para o restante da temporada, que no Brasileiro transita desde uma campanha de recuperação até uma antes impensável briga contra o rebaixamento. E não seria exagero.

Pelo Brasileirão, os próximos adversários do Galo serão Grêmio, Flamengo e São Paulo, três clubes que neste momento ocupam o G4 do campeonato. Ao contrário do do Atlético, em momento ruim, São Paulo e Flamengo detêm invencibilidades importantes nos últimos jogos: os paulistas a seis jogos sem perder e os cariocas a sete, além de ambos terem se classificado recentemente para a semifinal da Copa do Brasil.

O Grêmio, próximo adversário do Atlético, não tem uma invencibilidade como seus outros concorrentes no G4, mas também está longe de viver um momento complicado. O Tricolor Gaúcho não ganha há três partidas, só que esse recorte seria injusto, já que dois empates classificaram o clube na Copa do Brasil e a derrota foi para o líder disparado do campeonato, o Botafogo. Fora os três últimos jogos, o Grêmio havia vencido sete dos oito jogos anteriores, o que lhe rendeu a vice-liderança do Brasileirão – agora perdida, mas com um jogo a menos que o Flamengo.

Além de viver a pior sequência de resultados desde 2016 e de ter três jogos contra o G4 do Brasileirão, o Atlético Mineiro enfrentará uma decisão nesse mesmo intervalo: as oitavas da Libertadores contra o Palmeiras. A primeira partida acontece no dia 2 de agosto, depois de enfrentar Grêmio e Flamengo, e o jogo de volta no dia 9, três dias após enfrentar o São Paulo no Morumbi.

O caso do Palmeiras, porém, é diferente dos rivais no Brasileiro. Assim como o Galo, o time de Abel Ferreira vive um momento ruim, mas não tanto quanto o do Atlético. São cinco jogos sem vencer, com apenas uma vitória nos últimos oito jogos. Hoje, como 6º colocado do Brasileirão, o Palmeiras está mais próximo do 12º Atlético, com quatro pontos de diferença, do que do líder Botafogo (14).

Para o Verdão, a sequência de jogos não tende a ser tão dura quanto a do Atlético. No calendário do Palmeiras estão Fortaleza, América e Fluminense, com a vantagem de não ter um jogo de Brasileiro no intervalo entre os jogos da Libertadores.

Fonte: Ogol

Comentários