Em meio ao hype em torno da IA (inteligência artificial) ​​generativa, um novo estudo de pesquisadores do MIT lançou luz sobre o impacto do ChatGPT e outras plataformas do tipo no trabalho.

Para quem tem pressa:

Eles descobriram que esse tipo de tecnologia aumentou a produtividade dos trabalhadores em tarefas relacionadas à escrita. Por exemplo: escrever cartas de apresentação, e-mails delicados e análises de custo-benefício.

Estudo sobre ChatGPT e afins

Logomarca do ChatGPT sobre ilustração da geração Z
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

As tarefas do estudo não eram exatamente réplicas do trabalho real. Elas não exigiam precisão factual precisa ou contexto sobre coisas como os objetivos de uma empresa ou as preferências de um cliente.

Ainda assim, vários participantes do estudo disseram que as tarefas eram semelhantes às que eles desempenhariam em seus empregos reais. E os benefícios foram substanciais.

O acesso ao ChatGPT diminuiu o tempo que os funcionários levavam para concluir as tarefas em 40% e a qualidade da produção, medida por avaliadores independentes, aumentou 18%.

Os pesquisadores esperam que o estudo, publicado na segunda-feira (17) na revista Science, ajude as pessoas a entender o impacto que ferramentas de IA como o ChatGPT podem ter na força de trabalho.

O que podemos dizer com certeza é que a IA generativa terá um grande efeito no trabalho de colarinho branco. Acho que o que nosso estudo mostra é que esse tipo de tecnologia tem aplicações importantes nesse tipo de trabalho. É uma tecnologia útil. Mas ainda é muito cedo para dizer se será bom ou ruim, ou como exatamente fará com que a sociedade se ajuste.

Shakked Noy, aluno do Departamento de Economia do MIT e co-autor do artigo

Trabalho e chatbots

Celular com ChatGPT aberto num navegador com logomarca da OpenAI ao fundo
(Imagem: Markus Mainka/Shutterstock)

Durante séculos, as pessoas temeram que novos avanços tecnológicos levassem à automação em massa e à perda de empregos.

No entanto, as novas tecnologias também criam empregos. E, quando aumentam a produtividade do trabalhador, podem ter um efeito líquido positivo na economia.

A produtividade é uma prioridade para os economistas quando pensam em novos desenvolvimentos tecnológicos. A visão clássica em economia é que a coisa mais importante que o avanço tecnológico faz é aumentar a produtividade, no sentido de nos permitir produzir com mais eficiência.

Shakked Noy, aluno do Departamento de Economia do MIT e co-autor do artigo

Para estudar o efeito da IA ​​generativa na produtividade do trabalhador, os pesquisadores deram a 453 profissionais de marketing com formação universitária, redatores de bolsas, consultores, analistas de dados, profissionais de recursos humanos e gerentes duas tarefas de redação específicas para sua ocupação.

Mãos robóticas sobre teclado
(Imagem: Thinkstock)

As tarefas de 20 a 30 minutos incluíam escrever cartas de apresentação para solicitações de subsídios, e-mails sobre reestruturação organizacional e planos para análises que ajudassem uma empresa a decidir para quais clientes enviar notificações push com base nos dados fornecidos.

Profissionais experientes nas mesmas ocupações de cada participante avaliaram cada texto como se a estivessem no ambiente de trabalho. Os avaliadores não sabiam quais envios foram criados com a ajuda do ChatGPT.

Metade dos participantes teve acesso ao chatbot ChatGPT-3.5, desenvolvido pela empresa OpenAI, para a segunda tarefa. Esses usuários terminaram as tarefas 11 minutos mais rápido do que o grupo de controle, enquanto suas avaliações de qualidade média aumentaram 18%.

Os dados também mostraram que a desigualdade de desempenho entre os trabalhadores diminuiu, o que significa que os trabalhadores que receberam uma nota mais baixa na primeira tarefa se beneficiaram mais do uso do ChatGPT para a segunda tarefa.

Próximos passos

Pessoa pedindo para ChatGPT criar texto acadêmico em celular com logomarca do ChatGPT ao fundo
(Imagem: Bloomberg)

O estudo ofereceu uma visão detalhada do impacto que ferramentas como o ChatGPT podem ter em certas tarefas de escrita. Mas extrapolar esse impacto para entender o efeito da IA ​​generativa na economia é mais difícil. É nisso que os pesquisadores esperam trabalhar a seguir.

Existem tantos outros fatores que afetarão os salários, o emprego e as mudanças nos setores que exigiriam evidências que não estão em nosso artigo. Mas a magnitude da economia de tempo e os aumentos de qualidade são muito grandes em nosso paper, então parece que isso é bastante revolucionário, pelo menos para certos tipos de trabalho.

Whitney Zhang, aluno do Departamento de Economia do MIT e co-autor do artigo

Ambos os pesquisadores concordam que, mesmo que seja aceito que o ChatGPT aumentará a produtividade de muitos trabalhadores, ainda há muito trabalho a ser feito para descobrir como a sociedade deve responder à proliferação da IA ​​generativa.

Com informações de MIT

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!