Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Microsoft vai incorporar IA da Meta em serviço de nuvem para empresas

Microsoft vai incorporar IA da Meta em serviço de nuvem para empresas

celular demonstrando plano de fundo do Azure

Microsoft Azure
Imagem: WonderPix/Shutterstock

A Microsoft anunciou uma parceria com a Meta para usar a tecnologia da inteligência artificial Llama 2 no Azure, o sistema de computação em nuvem da empresa.

Não está claro ainda quais serão as funcionalidades de IA para clientes do Azure, mas a medida faz parte da iniciativa da Microsoft de expandir os poderes de inteligência artificial em seus produtos.

A investida da Microsoft em IA não é novidade – desde o começo do ano, a empresa vem incorporando recursos da tecnologia da Open AI em seus produtos. O que tem de diferente agora é a origem da IA: trata-se de um modelo de linguagem desenvolvido pela Meta, em um indício de que a Microsoft não busca nenhum tipo de exclusividade em suas parcerias no segmento.

Microsoft Azure
Imagem: WonderPix/Shutterstock

“A Meta e a Microsoft compartilham um comprometimento para democratizar a IA e seus benefícios e estamos empolgados em ver que a Meta adotou uma abordagem aberta com o Llama 2”, explciou a Microsoft durante uma conferência na manhã desta terça-feira (18).

A parceria com a Meta garantirá que a Microsoft será a primeira empresa a oferecer os poderes da Llama 2 a clientes comerciais.

Microsoft e Meta: parceria pode ser benéfica para as duas empresas

Enquanto a Microsoft se beneficia de poder usar modelos além dos desenvolvidos pela Open AI e, assim, expandir as capacidades de inteligência artificial em seus produtos, a Meta também vê a parceria com bons olhos.

Mas o objetivo da empresa responsável por plataformas como Facebook e Instagram não é lucrar com o Llama 2 – ao menos não imediatamente. O acordo com a Microsoft não vai resultar em um investimento multibilionário, como ocorreu com a Open AI, mas vai colocar a tecnologia da empresa nas mãos de clientes e desenvolvedores que usam serviços da Microsoft.

A ideia da Meta é ajudar cientistas e engenheiros a explorarem possíveis aplicações para IA, desde coisas básicas como responder a questões e resumir documentos, a algumas abordagens mais avançadas que podem vir a ser criadas por desenvolvedores independentes.

Via CNBC

Fonte: Olhar Digital

Comentários