Oppenheimer é sem dúvida um dos filmes mais aguardados do 2023, tanto por seu elenco, mas principalmente por seu biografado. O diretor Christopher Nolan, em seu 12º longa-metragem, explora a vida e os dilemas de J. Robert Oppenheimer, físico americano conhecido como o pai da bomba atômica.
Não é recente que a trajetória e as invenções de grandes cientistas são foco de cineastas que desejam explorar mais esse tema. Responsáveis por mudanças positivas e estruturantes na sociedade e cultura, até tragédias históricas, os cientistas são notórios protagonistas dentro e fora do cinema.
Com quase três horas de duração, esse é o filme mais longo de Christopher Nolan, que já conta com fãs no exterior. Críticas internacionais apontam Oppenheimer como o trabalho mais sólido do cineasta.
Oppenheimer estreia no Brasil em 20 de julho. Enquanto isso, o Olhar Digital preparou para você uma lista com cinco filmes que também foram baseados em cientistas e seus feitos ao longo da história.
1 – Uma mente brilhante (2001)
Com menos de 25 anos, John Nash é considerado um gênio da matemática. Criador de um complexo teorema, sua descoberta o coloca como um dos homens mais brilhantes de sua área. Paralelo ao seu avanço profissional, John começa a ser atormentado pelos primeiros sintomas da esquizofrenia. O filme conta a trajetória por entre esses dois caminhos até a sua chegada ao Prêmio Nobel.
2 – O jogo da imitação (2014)
Nesse filme, acompanhamos a saga do cientista da computação Alan Turing para quebrar o Enigma, código usado pelos nazistas na segunda guerra mundial para enviar mensagens aos seus submarinos. Apesar de ser considerado intransigente, Alan é alçado líder da equipe e trabalha incansavelmente em seu projeto que inclui criar uma máquina que permita codificar as mensagens antes que elas sejam executadas por seus destinatários.
3 – A teoria de tudo (2014)
Stephen Hawking é o protagonista do longa dirigido pelo britânico James Marsh. O filme conta as descobertas do astrofísico no campo da ciência, incluindo suas revelações sobre o tempo. Também aborda sua vida pessoal e amorosa com Jane Hawking, autora do livro que inspira o filme, bem como o diagnóstico precoce da esclerose lateral amiotrófica, que mesmo dificultando a sua trajetória jamais impediu o avanço de suas pesquisas.
4 – Estrelas além do tempo (2016)
O filme conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três cientistas negras da Nasa que foram fundamentais para o triunfo dos Estados Unidos na corrida espacial contra a Rússia durante a Guerra Fria. O longa de Theodore Melfi, inspirado no livro Hidden Figures, foi indicado ao Oscar de 2017 em três categorias: melhor filme, melhor atriz e roteiro adaptado.
5 – Radioactive (2019)
O longa narra a história de Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Nobel por seu trabalho científico em 1903. Proibida de estudar em seu país de origem, a polonesa teve que se mudar para França para conseguir avançar em sua carreira. Considerada a “mãe da radiação”, sua descoberta sobre os elementos radioativos tinham o potencial de salvar vidas ou destruí-las.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários