A equipe de robótica da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), desenvolveu robô no formato de tartaruga filhote que consegue se mover pela areia, enfrentando desafios significativos no percurso.
Esses movimentos só são possíveis graças a dois membros dianteiros que imitam as nadadeiras enormes de filhotes de tartaruga, que também permitem que o robô cave e deslize sob a areia.
Leia mais
Além disso, essa é a primeira vez que um robô consegue viajar na areia a profundidade equivalente a 12 cm, em velocidade de 1,2 milímetros por segundo – aproximadamente quatro metros,
O bot no formato de tartaruga é equipado com sensores de força nas extremidades de seus membros que permitem detectar obstáculos durante os movimentos. Ele também pode operar sem fio e ser controlado via Wi-Fi.
Precisávamos construir um robô que fosse forte e aerodinâmico.
Shivam Chopra, principal autor do artigo que descreve o robô na revista Advanced Intelligent Systems
O robô detecta obstáculos por meio dos sensores que refletem nas mudanças no torque gerado pelo movimento de suas nadadeiras, que permitem detectar obstáculos somente acima de seu corpo. Durante os testes, os pesquisadores descobriram que ele desacelerou na areia molhada – demonstrando maior resistência.
Com informações de Tech Xplore
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários