Apesar de um forte começo, o Threads ainda enfrenta desafios para se tornar uma substituição efetiva do Twitter. Após um começo meteórico, os usuários ativos diários da nova rede social em formato de microblog caíram de 49 milhões para 23,6 milhões em apenas uma semana.

Estes números são baseados em dados da companhia de análise de dados SimilarWeb. Apesar do bom início do Threads, a rede da Meta ainda tem um longo caminho a percorrer para conquistar a lealdade duradoura daqueles que participam de uma rede social dominada por postagens de texto e artigos vinculados.

Embora tenha atraído mais atenção do que alternativas ao Twitter, como o Mastodon de código aberto ou o ainda beta Bluesky, o Threads, derivado da unidade de negócios Instagram da Meta, ainda não conseguiu manter seus usuários voltando regularmente.

Muitas das estatísticas do SimilarWeb citadas abaixo são baseadas no uso no sistema Android, o que é um pouco mais fácil de rastrear do que o uso no iOS — embora os números para a plataforma do aplicativo móvel da Apple sejam esperados nas próximas semanas.

Threads em números

Em grande parte, o Threads resolve o “problema da festa vazia” que torna difícil começar uma nova comunidade online, permitindo que os usuários do Instagram criem instantaneamente uma conta no Threads, trazendo seus contatos existentes com eles.

Os números diários de uso do SimilarWeb dão respaldo à afirmação da Meta de ter alcançado mais de 100 milhões de cadastros totais em questão de dias. No entanto, o Threads ainda precisa oferecer mais recursos básicos e uma razão convincente para que os usuários migrem do Twitter ou comecem um novo hábito nas redes sociais com o Threads.

Threads conquistou o mercado do Twitter — temporariamente

Veja um resumo em um comparativo feito pelo SimilarWeb entre as duas redes sociais durante o início da empolgação do Threads e nos dias seguintes:

threads
Imagem: SimilarWeb

Total de minutos de uso diário caiu

threads
Imagem: SimilarWeb

O Threads atraiu a maioria dos usuários nos EUA, em parte porque ainda não está disponível em outro mercado-chave, a União Europeia.

Os usuários dos EUA estavam entusiasmados o suficiente para experimentar o Threads e ver quem mais estava lá, com uma média de 21 minutos de uso do aplicativo em 7 de julho. No entanto, até 14 de julho, esse tempo caiu para pouco mais de 6 minutos.

Threads pode substituir o Twitter?

Há sinais de que o Threads pode afetar diretamente a participação de mercado do Twitter. Nos dois primeiros dias completos em que o Threads ficou geralmente disponível, quinta e sexta-feira, o tráfego na web para twitter.com caiu 5% em comparação com os mesmos dias da semana anterior e o uso do aplicativo Android do Twitter, medido pelo tempo gasto, caiu 4,3%.

Como um mau sinal para a fidelidade dos usuários do aplicativo, a retenção de usuários do Twitter tem diminuído. No Android, a porcentagem de novos usuários que continuam a usar regularmente o aplicativo do Twitter após 30 dias caiu de 19% em maio de 2022 para 16% em maio de 2023. Em contraste, a fidelidade dos novos usuários do Instagram se manteve estável em cerca de 40%.

Com informações de SimilarWeb.