Na segunda-feira, 17 de julho, a Terra registrou mais um recorde de temperatura, a da meia-noite mais quente. Geralmente o período noturno é conhecido por ser mais ameno, no entanto, os termômetros registraram quase 50 graus Celsius nesse período no Vale da Morte, na Califórnia.

De acordo com dados da estação meteorológica da bacia de Badwater, entre meia-noite e uma hora da manhã, os termômetros marcaram 48,9 °C na região. Apesar de serem necessárias mais análises acerca do registo, caso seja confirmado, serão as temperaturas mais altas já observadas nesse período do dia. Para Jeff Masters, meteorologista da Yale Climate Connections, em resposta à IFLScience, não há dúvidas de que esse foi o caso.

Apesar deste ser o recorde de meia-noite, em temperatura noturna geral, o título pertence ao Aeroporto de Khasab, em Omã. Em 16 e 17 de julho de 2017, durante a noite, os termômetros por lá ficaram acima de 44,2 °C. Mas, esse não é um registro oficial, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registra oficialmente as temperaturas globais, mas a temperatura noturna mais quente não é um deles.

Vale da Morte e do calor!

É comum o Vale da Morte registrar altas temperaturas, sendo um dos locais mais quentes da Terra. De acordo com dados da OMM e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), a temperatura mais quente da Terra foi registrada lá, 56,7 °C, em 10 de julho de 1913. No entanto, existem controvérsias, em 2012 devido a um erro de registro a OMM, anulou um registro de 58 °C detectado em 1922 na Líbia.

Esse recente recorde de temperatura à meia-noite é devido a uma onda de calor que tem assolado os Estados Unidos. Além disso, julho tem sido um mês de recorde, o de dia mais quente, continuamente quebrado, e o de semana mais quente da história.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!