A Volkswagen anunciou na segunda-feira (17) um layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) para trabalhadores da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, conforme relatou o G1. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, ao menos 800 trabalhadores serão afetados. 

O que você precisa saber: 

A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de Taubaté (SP) protocolou layoff para um turno de produção, iniciando em 1º de agosto, a princípio com duração de 2 meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen. 

VW em nota.

Vale lembrar que a VW já havia anunciado um layoff que entraria em vigor a partir de junho. No entanto, devido ao lançamento do programa Carro Popular do governo, ela cancelou a medida de flexibilização. 

A fábrica de Taubaté conta com cerca de 3,1 mil trabalhadores e produz o Polo Track. 

Volkswagen na Europa 

Enquanto isso, na Europa, a VW enfrenta outro tipo de problema: o fracasso do design do EV ID. 

O visual futurista, muito diferente dos carros tradicionais da marca alemã, acabou não despertando o interesse dos consumidores, especialmente no mercado europeu. A montadora admitiu o fracasso e deve agora mudar de estratégia. Saiba detalhes aqui

Com informações do G1