A Ford perdeu US$3,6 bilhões em valor de mercado em apenas um dia após o corte de preço no F-150 Lightning, picape 100% elétrica da empresa. Como informou o Automotive News, a medida não foi bem recebida pelos investidores da montadora, resultando na queda de 5,9% no valor das ações. Essa foi a maior queda em cinco meses para a marca.
Conforme relata a Bloomberg, a Ford seguiu a Tesla, aumentando os preços durante um período de escassez de peças e inflação de matérias-primas para baterias. Agora que os chips estão mais abundantes e o custo das entradas de bateria diminuiu, a montadora escolheu economizar milhares de dólares no valor cobrado aos clientes.
Todo mundo adorou quando a Tesla fez isso. Desde que eles estejam realmente fazendo melhorias nos custos de produção e custos de insumos, então faz sentido devolver parte disso ao consumidor.
David Whiston, analista de automóveis da Morningstar, à Bloomberg.
Apesar da Ford ter anunciado descontos de quase US$10.000 no F-15 Lightning Pro (modelo mais barato), hoje, o valor cobrado pelo veículo é mais alto que no início de 2022, quando foi colocado à venda por US$39.974.
Atualmente, o modelo de entrada custa US$49.995 (no site da Ford), uma diferença de aproximadamente US$10.000 em relação ao preço inicial do veículo.
A fábrica de Michigan da Ford que fabrica o F-150 está fechada devido algumas atualizações. Mas, após sua reabertura no próximo mês, a meta da montadora é fabricar cerca de 150.000 Lightnings por ano.
Fonte: Olhar Digital
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