Você sabe o que uma vaca, um coala, um demônio da Tasmânia e um tentilhão têm em comum? Todo eles explodiram no espaço. Mas não se assuste! Todos esses animais, na verdade, são codinomes dados para uma explosão espacial muito mais brilhante que o normal, e que cientistas ainda não conseguiram explicar. Algumas teorias propõem que se trata de um buraco negro devorando estrelas. Outras, uma supernova que deu errado.

O que são os fenômenos

Ilustração do fenômeno chamado LBOT (Imagem: Bill Saxton/NRAO/AUI/NSF)

Nomes de animais

E por que os nomes de animais? Segundo Daniel Perley, astrônomo da Liverpool John Moores University que participou das descobertas, os nomes são só por diversão.

Na verdade, os codinomes se baseiam na sequência de letras e números atribuídos às explosões automaticamente. A primeira foi o Cow (vaca), em 2018, que tinha o código AT2018cow. Depois, veio o coala (ZTF18abvkwla) e o demônio da Tasmânia (AT2022tsd).

O Finch (AT2023fhn) é o mais recente e é quase uma exceção à regra do que os cientistas propuseram para a razão das explosões espaciais.

Mas o que é a explosão espacial?

Imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra a explosão Finch (Foto: Reprodução)

E agora?

Cientistas envolvidos na pesquisa não descartam nada, mas também não arriscam cravar o que é o fenômeno.

Atualmente, cerca de dois novos LFBOTs são detectados por ano, o que pode ajudar na descoberta de sua origem. E nesse processo, os responsáveis não pretendem parar com os nomes de animais.

Com informações de New York Times

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!