Em busca da eleição para prefeito de Dourados no próximo ano, o vice-governador José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, está considerando trocar o PP pelo PSB. Isso porque seu partido atual já definiu que o plano A é a reeleição do prefeito Alan Guedes no município sul-mato-grossense.
Fontes próximas ao caso informaram ao Correio do Estado que Barbosinha pretende seguir a mesma estratégia adotada no ano passado, quando trocou o PSDB pelo PP para ser o candidato a vice-governador na chapa liderada por Eduardo Riedel. Agora, seu objetivo é tentar concretizar o sonho de governar Dourados.
A reportagem apurou que o vice-governador foi informado de que o PP não abrirá mão de lançar Alan Guedes como candidato à reeleição em 2024, visto que sua vitória é mais plausível do que a de qualquer outra liderança do partido, incluindo Barbosinha.
Além disso, fontes próximas a Barbosinha indicam que ele acredita que concorrendo à prefeitura de Dourados poderá valorizar sua posição, mesmo em caso de derrota. Caso saia vitorioso, poderá trocar um cargo com pouca influência decisória por um onde terá o poder de tomar decisões importantes.
Contudo, outras fontes também ouvidas pelo Correio do Estado afirmam que, caso Barbosinha decida se filiar ao PSB para concorrer nas eleições municipais do próximo ano em Dourados, pode estar se arriscando, já que anteriormente tentou uma candidatura e foi derrotado.
Apesar disso, Barbosinha teria causado certo desconforto dentro do PP, e ambas as partes podem se beneficiar com a busca por novas alternativas, caso o vice-governador opte por essa decisão. A reportagem tentou entrar em contato com Barbosinha, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. O espaço continua aberto para que ele se manifeste.
CONVITE
O presidente do PSB em Mato Grosso do Sul, ex-deputado estadual Paulo Duarte, confirmou ter convidado Barbosinha para se filiar ao partido. Segundo Duarte, o convite foi feito na semana anterior, mas até o momento não houve resposta definitiva por parte de Barbosinha, que teria ficado de avaliar o convite.
Duarte reforçou que o PSB receberia Barbosinha de braços abertos e que a filiação do vice-governador seria bem-vinda. Ele destacou que o partido considera Barbosinha uma figura importante para fortalecer o PSB no estado e que trabalharam juntos anteriormente na Assembleia Legislativa.
Nos bastidores, cogita-se uma possível aliança entre o PSB e o PSDB em Dourados, com o PSB apoiando um dos possíveis candidatos tucanos, Geraldo Resende, Lia Nogueira ou Zé Teixeira. Essa aliança poderia colocar em risco os planos de Barbosinha de trocar de partido, pois ele deixaria uma legenda já consolidada para ingressar em outra em reconstrução.
A corrida pela prefeitura de Dourados também conta com outros possíveis candidatos, como o ex-vice-governador Murilo Zauith (União Brasil), Tiago Botelho (PT), atual superintendente do Patrimônio da União, e o radialista Marçal Filho, que já estaria de malas prontas para deixar o PP e se filiar ao PSDB, onde teria de enfrentar os três deputados.
*Com informações do Correio do Estado
Comentários