Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioINTERNACIONALMissão humanitária é enviada ao Canadá para combater incêndios florestais devastadores

Missão humanitária é enviada ao Canadá para combater incêndios florestais devastadores

spot_img

Brasil envia missão humanitária ao Canadá para combater incêndios florestais

O Brasil está enviando uma missão humanitária para o Canadá a fim de ajudar no combate aos incêndios florestais que assolam o país desde março e se intensificaram em junho. O pedido de apoio foi feito pelo governo canadense, e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou prontamente o envio da equipe brasileira.

Missão brasileira de combate aos incêndios

A nota divulgada pelo Itamaraty informa que serão destinados ao Canadá um total de 104 especialistas de diferentes órgãos do governo brasileiro. Esses profissionais, provenientes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Força Nacional de Segurança Pública e corporações de bombeiros militares de diversos estados, atuarão nas áreas mais afetadas pelas queimadas.

A missão terá duração de um mês e será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. O governo canadense arcará com as despesas de transporte e hospedagem dos especialistas brasileiros.

Situação crítica no Canadá

De acordo com os dados oficiais, o Canadá enfrenta um total de 885 incêndios ativos, sendo que 600 deles estão fora de controle. Dois bombeiros já perderam a vida no combate às chamas. Até o momento, o país já registrou mais de 4.200 incêndios em 2023, que consumiram uma área recorde de 109 mil quilômetros quadrados de floresta, equivalente à massa terrestre da Nova Zelândia ou do Gabão.

Participação de diferentes órgãos e ministérios

A missão conta com a participação de profissionais de instituições como o IBAMA, ICMBIO, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Força Nacional de Segurança Pública e corporações de bombeiros militares de diversos estados, além da cooperação dos Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). O objetivo é somar esforços para controlar os incêndios e preservar as áreas afetadas.

O Brasil demonstra solidariedade ao Canadá e reforça seu compromisso com a cooperação internacional no enfrentamento de desastres naturais.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img