Se há algo sobre o qual Paul Schrader entende é cinema, tendo no seu extenso currículo o roteiro de “Taxi Driver” e a direção de “Mishima: Uma Vida Em Quatro Tempos”. Com base nesse conhecimento, ele usou uma rede social para classificar “Oppenheimer” como “o filme do século”.

Para quem tem pressa:

Confira abaixo a postagem do cineasta:

OPPENHEIMER.The best, most important film of this century. If you see one film in cinemas this year it should be Oppenheimer. I’m not a Nolan groupie but this one blows the doors off the hinges.

Publicado por Paul Schrader em Segunda-feira, 17 de julho de 2023

‘Oppenheimer’. O melhor e mais importante filme deste século. Se você ver um filme nos cinemas este ano, deve ser ‘Oppenheimer’. Eu não sou uma groupie de Nolan, mas esse explodiu as portas das dobradiças.

Leia mais sobre “Oppenheimer”:

Outras reações a ‘Oppenheimer’

Pôster do filme Oppenheimer
(Imagem: Divulgação)

As primeiras reações ao filme – após sua estreia mundial em Paris no começo de julho – foram bombásticas. Confira abaixo alguns exemplos:

Para começar, Lindsey Bahr, que escreve sobre cinema para a Associated Press, “Oppenheimer” é uma “conquista espetacular”.

‘Oppenheimer’ de Christopher Nolan é realmente uma conquista espetacular, em sua adaptação concisa e verdadeira, narrativa inventiva e performances diferenciadas de Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon e muitos, muitos outros envolvidos – alguns apenas para uma cena.

Jonathan Dean, que escreve para o The Sunday Times, postou que foi “totalmente absorvido” pelo novo filme de Nolan.

Totalmente absorvido por ‘Oppenheimer’, um filme denso, falante e tenso em parte sobre a bomba, [mas] principalmente sobre como estamos condenados. Murphy é bom, mas o suporte é essencial: Damon, Downey Jr e Ehrenreich trazem até piadas. Um filme audacioso, inventivo e complexo para chocar seu público.

Para fechar, um comentário de Robbie Collin, crítico de cinema do Telegraph, que deixou o Twitter, no mínimo, intrigado:

E para todos aqueles que reclamaram da falta de sexo no trabalho anterior de Christopher Nolan… cara, vocês vão ver [cenas de] sexo de um jeito que apenas Nolan consegue [dirigir]”.

O filme

Sobre o processo de fazer o filme de três horas – o mais longo do currículo de Nolan – o ator Robert Downey Jr., que interpreta Lewis Strauss, ex-secretário do Comércio dos EUA, contou ao The Hollywood Reporter:

Não teve gente correndo com seus celulares. Não teve vilarejo de computação gráfica. Não teve cadeira com o seu nome. Foi focado e espartano, quase uma abordagem monástica para o que fizemos.

“Oppenheimer” é um filme histórico de drama dirigido por Nolan e baseado no livro biográfico “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin e vencedor do Prêmio Pulitzer.

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa (de três horas) acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, cuja missão era projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Além de Cillian Murphy, o elenco traz outros nomes conhecidos. Entre eles, estão: Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Gustaf Skarsgård e Rami Malek.

O filme estreia nos cinemas em 21 de julho – coincidentemente, no mesmo dia que “Barbie“. Coincidência que, junto a campanhas pesadas de marketing, tem rendido muitos memes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!