Saúde realiza ações de prevenção às IST’s e Hepatites Virais
Participando da Campanha Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) promove a conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais por meio de ações Portas Abertas nos dias 22, 26 e 28 de julho.
Ações de conscientização e testes rápidos gratuitos
Durante essas datas, serão oferecidos testes rápidos gratuitos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de orientações e distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.
Objetivo: conscientização e prevenção
O objetivo das ações é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento dos casos de IST’s e Hepatites Virais em Dourados e região, assim como destacar a vulnerabilidade das pessoas que praticam sexo sem proteção, afirma Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.
Entendendo as Hepatites Virais
As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por vírus, uso de certos medicamentos, álcool, outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, havendo também os tipos D e E. Muitas vezes, essas infecções são assintomáticas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C, sem saber.
Importância da testagem precoce
A detecção precoce das hepatites é essencial para evitar danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. Todas as formas de hepatites são curáveis, e as chances de cura são ainda maiores quando o diagnóstico é feito precocemente.
Realização das ações
As ações estão alinhadas com as metas do Plano de Ações e Metas (PAM) 2023, visando atender as diretrizes da Política de Saúde relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis. São realizadas pela Prefeitura de Dourados, Sems, Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Programas de Saúde Estratégicos, Departamento de Vigilância em Saúde e em parceria com o SEST/SENAT.
Programação e locais das ações
- Dia 22 de julho, sábado, das 7h às 13h Sede do SEST/SENAT – Rua Major Capilé, 2425, Centro, Dourados Serão realizados 600 testes rápidos, sendo 150 para HIV, 150 para Sífilis, 150 para Hepatite B e 150 para Hepatite C.
- Dia 26 de julho, quarta-feira, das 8h às 12h Hospital Universitário HU/UFGD Serão realizados 400 testes rápidos, sendo 100 para HIV, 100 para Sífilis, 100 para Hepatite B e 100 para Hepatite C.
- Dia 28 de julho, sexta-feira, a partir das 7h Empresa Coamo Serão realizados 1.120 testes rápidos, sendo 280 para HIV, 280 para Sífilis, 280 para Hepatite B e 280 para Hepatite C.
Todas as ações são gratuitas e abertas para toda a comunidade. Além dos testes rápidos, serão oferecidas orientações, preservativos e lubrificantes.
Fonte: Dourados News
Comentários