O mercado brasileiro de celulares registrou uma baixa de 11% em unidades vendidas durante o primeiro trimestre de 2023, revela o levantamento da IDC Brazil Mobile Phone Tracker da IDC Brasil.

Para quem tem pressa

Vendas de celulares básicos diminuem

Dos 9.947.195 aparelhos vendidos no primeiro trimestre, 9.514.227 foram smartphones e 432.968 foram feature phones (celulares com recursos básicos).

Andréia Chopra, analista de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil, explica que o feature phone segue como uma alternativa aos consumidores de baixa renda ou necessitam apenas de recursos básicos.

Para os consumidores que ainda não têm recursos para adquirir um smartphone, o feature phone segue como uma alternativa. Porém, observamos que esse mercado vem perdendo força a cada ano e deve se manter prioritariamente entre os consumidores que não se adaptaram ao smartphone ou que necessitam apenas das funções básicas do aparelho.

Andréia Chopra, analista de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil.

Apesar do alto índice de vendas, os features phone registraram uma queda de 19,32% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Já os smartphones tiveram uma queda de 10,6% em relação ao mesmo período.

Aumento na busca por smartphones com 5G

5G
Imagem: jamesteohart / Shutterstock.com

A conectividade tem se tornado um fator cada vez mais importante para o consumidor. O volume de smartphones com 5G cresceram 31% em relação ao último trimestre de 2022. Para Chopra, esse aumento do interesse pelos dispositivos com 5G habilitado está relacionado ao crescimento da disponibilidade desses aparelhos no mercado.

Entendemos que o aumento da disponibilidade desses aparelhos no mercado contribui para uma maior competitividade de preço, deixando ainda mais atrativo ao consumidor os aparelhos com esse recurso.

Andréia Chopra, analista de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil.

Queda no valor médio dos smartphones

O levantamento mostra que houve uma queda no preço médio de smartphones em comparação com os primeiros três meses de 2022 e 2023. Os smartphones que, em média, custavam R$2.116 foram para R$1.589, uma queda de 24,9%.

No final do ano passado observamos os fabricantes passarem a apostar mais na venda de aparelhos acima de mil reais. Com a expectativa de que o consumidor não teria a mesma condição financeira no início de 2023, parte dos principais fabricantes optou por disponibilizar um maior volume de modelos mais baratos ou realizou promoções que contribuíram para uma redução no preço médio dos smartphones no período.

Andréia Chopra, analista de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil.

E o segundo trimestre?

Para os meses entre abril e junho, a IDC Brasil prevê que os resultados sejam próximos aos do primeiro trimestre, mas, ainda assim, inferior ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo com a queda na venda dos dispositivos no primeiro trimestre, o resultado ficou acima da expectativa da IDC, o que, segundo Andréia Chopra, pode ser um indício que “parte significativa dos consumidores está mais disposta a realizar a troca ou aquisição de um novo smartphone já no segundo trimestre”.

Com informações de IDC Brasil.

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