A primeira fase do projeto do Google para eliminar cookies de terceiros do Chrome está quase completa.
Na atualização de 18 de julho, o Chrome 115 para o público geral começou a receber, gradativamente, a ferramenta de Sandbox Privada para desenvolvedores, de modo a substituir cookies de rastreamento de terceiros com alternativas de APIs de preservação de privacidade.
Ainda existem vários estágios até que o Google complete o lançamento da Sandbox Privada, mas entregar essas APIs é marco significante para a meta da empresa de remover os cookies de terceiros em definitivo.
Detalhes específicos sobre a nova “relevância e medição” das APIs no blog de desenvolvedores do Chrome para o Chrome 115 (em inglês).
Isso inclui os tópicos de API que categoriza o interesse de um usuário baseado em seu uso de internet sem compartilhar a informação diretamente com os anunciantes, a API de Relatórios de Atribuição (chamado antigamente de FLEDGE), que permite anúncios relevantes para ser mostrado aos usuários com base nas interações prévias com o anunciante.
Inicialmente, a API será liberada para número limitado de navegadores de desenvolvedores, que será gradualmente ampliado conforme o progresso do lançamento para permitir ao Google monitorar quaisquer problemas.
Similarmente, apenas desenvolvedores Chrome terão todas as APIs liberadas durante esse lançamento. Alguns grupos verão apenas um subconjunto de novas APIs ativadas, então, será mais fácil detectar e isolar defeitos com APIs específicas.
O Google afirma que esse processo irá, provavelmente, começar na próxima semana, em 24 de julho, e a empresa visa abrir as APIs para cerca de 35% dos navegadores durante a semana.
Iniciando agosto, a companhia visa subir a escala para 60%, com a meta de 99% de navegadores Chrome versão 115 na mesma época em que o 116 estará disponível – em meados de agosto.
A essa altura, o Google mostra que a maioria de seus grupos de teste de acesso limitado anteriores deve ter todas as APIs de relevância e medições liberadas, com a gigante das buscas planejando manter “apenas grupos pequenos e isolados” sem todas as APIs ativadas.
Originalmente, o Google projetou que eliminaria os cookies de terceiros no final de 2023, apesar de vários problemas de integração e investigações regulatórias terem atrasado o projeto.
A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados) do Reino Unido, que, anteriormente, mostrou preocupação de que a nova abordagem possa beneficiar injustamente o negócio de publicidade do Google.
A empresa conseguiu fazer com que suas ideias passassem pelas regulamentações dos CMAs em 2022 (desde que a empresa cumpra a lista de compromissos que assumiu anteriormente para obter a aprovação) e a empresa indicou que “continuará trabalhando em estreita colaboração com o CMA” antes de realizar qualquer outra medida que interrompa, em definitivo, a presença de cookies de terceiros.
Com informações de The Verge
Fonte: Olhar Digital
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