O Googleanunciou nesta semana o lançamento oficial de uma ferramenta que permite compartilhar arquivos entre o celular Android e o PC com Windows. Com o nome de Nearby Share, a solução segue os passos do AirDrop entre o iPhone e o Mac, facilitando o envio entre plataformas sem a necessidade de um software terceiro ou uso da nuvem.

O que você precisa saber:

Quantas vezes você já recebeu um arquivo no celular e pensou como seria a melhor forma para enviar até o PC. Existem soluções de terceiros, como as mensagens para o próprio usuário no Telegram ou então a nuvem como o Dropbox, Drive e até enviar um e-mail para você mesmo. A partir de agora basta o Nearby Share instalado nas duas pontas.

A ferramenta já existe e funciona quando uma pessoa quer compartilhar um documento ou arquivo entre celulares com o sistema operacional Android, mas agora ela permite o envio destes dados para um computador com Windows. O Google comenta que, desde a chegada do Nearby Share em beta, já está presente em mais de 1,7 milhão de PCs, com 50 milhões de compartilhamentos.

Nearby Share entre PC e Android (Imagem: divulgação/Google)
Nearby Share entre PC e Android (Imagem: divulgação/Google)

Nearby Share precisa de Wi-Fi e Bluetooth

Para comemorar o lançamento oficial para todos, para além de quem testa recursos novos, o Nearby Share promete ter melhorado a estabilidade da conexão entre o Android e o PC. Também chegam informações importantes, como a previsão para o envio terminar e uma prévia do arquivo para permitir que o usuário aceite o envio correto.

O Nearby Share está disponível para todos os usuários do Windows em 64 bits desde a versão 10, mas apenas para computadores com processadores x86 (Intel ou AMD). É preciso ter Wi-Fi e Bluetooth disponíveis para a transferência de arquivos entre o PC e o celular. No smartphone, você precisa ter ao menos o Android 6 instalado.