“Oppenheimer” estreia nesta quinta-feira (20) no Brasil. A campanha de divulgação do novo filme de Christopher Nolan não poupou esforços para “hypar” todos os aspectos da produção (analógica, filmada em IMAX, com rolos gigantes etc). Mas também é importante saber quem é quem no filme.
Leia mais sobre “Oppenheimer”:
Aliás, parte da graça do longa é seu elenco, recheado de gigantes e outros rostos bem conhecidos de Hollywood. Entre eles, estão: Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt e Robert Downey Jr.
Elenco de ‘Oppenheimer’
Para te ajudar a já conhecer quem é quem na trama, o Olhar Digital preparou um guia sobre o elenco, seus respectivos personagens e a relação entre eles.
Assim, vai sobrar espaço na mente para aproveitar o espetáculo visual (e sonoro) que “Oppenheimer” promete entregar.
Confira abaixo:
Físico que lidera o Projeto Manhattan, o esforço dos Aliados para construir a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial (saiba mais sobre o cientista).
Bióloga e botânica, Katherine “Kitty” Oppenheimer é esposa de J. Robert Oppenheimer.
O irmão mais novo de J. Robert Oppenheimer é um físico de partículas com experiência em pesquisa de radiação.
Frank se juntou ao Projeto Manhattan e trabalhou na instrumentação para o teste Trinity.
Presidente da Comissão de Energia Atômica e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos.
O tenente-general é um oficial do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA que dirigiu o ultrassecreto Projeto Manhattan para o governo estadunidense.
Um jovem membro da Divisão Teórica do Projeto Manhattan.
Ganhador do Prêmio Nobel, o físico tornou-se colega de J. Robert Oppenheimer enquanto ambos trabalhavam no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (saiba mais sobre o que Einstein tem a ver com Oppenheimer).
Vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1922, Niels Bohr foi um físico dinamarquês que desenvolveu a teoria atômica e que J. Robert Oppenheimer conheceu na Universidade de Cambridge.
Como chefe do Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento Científico dos EUA, o engenheiro e inventor supervisionou a administração inicial do Projeto Manhattan.
Psiquiatra e membro ativo do Partido Comunista, Jean Tatlock conheceu J. Robert Oppenheimer em 1936, enquanto ele era professor de física na UC Berkeley.
Diretor do local de teste Trinity do Projeto Manhattan.
O físico nuclear e inventor foi professor de física na UC Berkeley e amigo de Oppenheimer.
William Borden é o ex-diretor executivo do Comitê Conjunto do Congresso dos EUA sobre Energia Atômica.
Físico teórico engenhoso e volátil, é um membro original do Projeto Manhattan.
Físico estadunidense que trabalhou com Oppenheimer na UC (Universidade da Califórnia) Berkeley e tornou-se membro do Projeto Manhattan.
Cientista com Ph.D. pela Universidade de Harvard, atua como cientista da equipe do Projeto Manhattan.
Físico estadunidense e amigo de Oppenheimer.
Nomeado por Oppenheimer como chefe da Divisão Teórica do Projeto Manhattan.
O físico vencedor do Prêmio Nobel juntou-se ao Projeto Manhattan quando foi desenvolvido pela primeira vez.
Ele trabalhou em Chicago no Met Lab antes de se mudar para Los Alamos em 1944 como diretor associado do laboratório.
Um assessor do Senado que trabalha em estreita colaboração com Lewis Strauss.
Escritor e professor de línguas românicas, Haakon Chevalier torna-se amigo íntimo de J. Robert Oppenheimer enquanto ambos lecionam na UC Berkeley.
O filme
“Oppenheimer” é um filme histórico de drama dirigido por Nolan e baseado no livro biográfico “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin e vencedor do Prêmio Pulitzer.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa (de três horas) acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, cuja missão era projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
O filme estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20) – coincidentemente, no mesmo dia que “Barbie“. Coincidência que, junto a campanhas pesadas de marketing, tem rendido muitos memes.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários