Não é novidade que um dos motivos pelo qual os preços de carros no Brasil são altos é a tributação. A consultoria BDO fez um levantamento recentemente, mostrando que entre os veículos mais vendidos no país, os impostos podem representar até 44,78% do valor.
Além disso, o Brasil está em um momento complexo no mercado automotivo, já que, há pouco tempo, o Governo Federal lançou uma medida provisória, para dar estímulos financeiros às montadoras para abaixar o valor dos carros, em uma tentativa de aquecer o setor.
Contudo, o incentivo durou apenas um mês, voltando a atenção para o peso do governo no preço dos carros, fazendo com que a população se questione sobre quanto custariam os automóveis mais vendidos sem a tributação.
Quanto custariam os veículos mais vendidos sem os impostos?
Sabemos que, em nenhum país ao redor do mundo, há imposto zero sobre os carros, e é por isso que essa possibilidade nem chega a ser cogitada. Porém, é interessante pensar por um momento sobre qual seria o valor dos carros no país se o percentual máximo de impostos sobre o valor total deixasse de ser cobrado (os 48,6%)
Confira embaixo uma tabela, levando em conta os modelos de entrada de cada carro, e sem o desconto sugerido pelo Governo Federal, que não está mais em vigor:
10 carros mais vendidos do Brasil sem impostos
Modelo | Preço com Imposto | Preço sem Imposto (-48,6%) |
Chevrolet Onix | R$ 84.390 | R$ 43.376,46 |
Volkswagen Polo | R$ 82.290 | R$ 42.297,06 |
Chevrolet Onix Plus | R$ 96.390 | R$ 49.544,46 |
Hyundai HB20 | R$ 82.290 | R$ 42.297,06 |
Volkswagen T-Cross | R$ 116.550 | R$ 59.906,7 |
Fiat Argo | R$ 79.790 | R$ 41.012,06 |
Fiat Mobi | R$ 68.990 | R$ 35.460,86 |
Jeep Compass | R$ 176.790 | R$ 90.870,06 |
Hyundai Creta (Nova geração) | R$ 130.990 | R$ 67.328,86 |
Chevrolet Tracker | R$ 127.690 | R$ 65.632,66 |
Impostos dos carros em outros países
De forma geral, o Brasil possui impostos agressivos, além de ter um sistema tributário dos mais confusos. Outros países contam com cobranças mais simples e direcionadas, fazendo com que as alíquotas sejam bem menores.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os impostos sobre carros podem ser de 6% a 7,5%. Já os países vizinhos, como Chile e Argentina, oferecem um percentual de 19% e 21%, respectivamente – um valor que representa menos da metade do Brasil.
Além disso, o site britânico ScrapCarComparison fez um levantamento que mostrou que o Brasil é um dos países mais caros para ter e manter um carro, ocupando o 5º lugar. Por aqui, o brasileiro precisa de 441,89% do salário médio anual para manter seu carro. Em contrapartida, o país mais “barato” é a Austrália.
Na terra do canguru, o cidadão desembolsa, em média, 49% do seu salário médio anual para comprar um carro. Já a Dinamarca, que ficou em terceiro lugar após os Estados Unidos, requer 60,34% do salário médio anual para que o cidadão consiga manter seu automóvel.
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Fonte: Olhar Digital
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