PicPay passará a cobrar tarifa de contas inativas a partir de julho
O PicPay informou que começará a cobrar uma tarifa de contas inativas a partir de julho. A taxa, denominada “tarifa de inatividade”, será de R$ 10, conforme consta na página de suporte do banco digital.
Para quem tem pressa:
- O PicPay irá cobrar tarifa de contas inativas em julho;
- A taxa será de R$ 10;
- O banco considera uma conta inativa aquela sem movimentação financeira ou acesso do cliente ao aplicativo por 360 dias;
- A cobrança será interrompida caso haja movimentação na conta;
- Se a conta não tiver saldo, a tarifa de inatividade não será cobrada.
A cobrança será realizada por no máximo 12 meses, e após esse período, caso haja movimentação na conta, a tarifa será interrompida.
O que é considerado uma conta inativa pelo PicPay?
Para o banco digital, uma conta inativa é aquela sem “qualquer movimentação financeira ou acesso do cliente ao app pelo período de 360 dias” – quase um ano.
Ainda de acordo com o PicPay, “a cobrança será feita pelo período máximo de 12 meses” e “havendo movimentação na sua conta, interromperemos a cobrança desta tarifa.”
Além disso, a cobrança está condicionada à existência de saldo na conta do cliente. Ou seja, se a conta estiver zerada, a tarifa de inatividade não será cobrada.
O banco digital afirmou, em nota, que a cobrança é uma prática comum no mercado e visa reduzir custos com contas sem movimentação.
Projeto de Lei (PL) em tramitação no Congresso Nacional busca evitar cobranças por contas inativas
O PL 772/23, de autoria do deputado federal Gerlen Diniz (PP-AC), propõe que os bancos notifiquem os clientes após 60 dias de inatividade, perguntando sobre o interesse na manutenção da conta.
Caso não haja resposta em até 30 dias, o projeto sugere que o banco encerre a conta sem ônus para o consumidor.
Com informações de PicPay
Fonte: Olhar Digital
Comentários