O impacto da inteligência artificial generativa, que ganhou holofotes com a chegada do ChatGPT, da OpenAI, causou um boom tão grande em diferentes aspectos da vida social e profissional que hoje a maior preocupação de algumas pessoas não é perder o emprego para outros candidatos, mas para um robô.  

Pensando nisso, o Olhar Digital elaborou uma experiência para você testar suas percepções contra a IA. Será que ela realmente pode substituir o trabalho humano? Você sabe diferenciar o conteúdo de um para o outro? 

Abaixo você encontrará cinco tópicos com dois textos diferentes sobre o tema. Sua missão é identificar qual foi escrito por um humano e qual teve os “dedos” do ChatGPT. O gabarito segue no final desta nota (sem colar, ein). 

Barbie 

Copa do Mundo Feminina 2023 

Twitter 

Filme submarino da OceanGate 

Oppenheimer

O conteúdo gerado pela IA tem causado diversos debates. Com pontos positivos e negativos, a ferramenta pode tanto auxiliar em criatividade, contextualização e otimização de conteúdo, quanto prejudicar, visto sua tendência em gerar informações incorretas.  

Assim, a maior dúvida entre governos e especialistas quanto a tecnologia no geral é: como controlá-la sem impedir seu avanço, que alcança desde o campo do marketing e comunicação até a medicina diagnóstica e outros. 

Vale pontuar que o receio de muitos com a tecnologia é valido. Recentemente, por exemplo, uma empresa trocou quase 100% dos seus funcionários do SAC por IA e gerou bastante revolta na internet. Em março, o próprio ChatGPT também listou 80 profissões que podem sumir com a sua chegada.

Importante lembrar, claro, que as plataformas de IA estão sujeitas a erros e que na maioria das ferramentas lançadas o monitoramento humano ainda é exigido! 

Vamos aos resultados: confira abaixo o gabarito! 

Barbie 

Copa do Mundo Feminina 2023 

Twitter 

Filme submarino da OceanGate 

Oppenheimer

E aí, está afiado quanto aos conteúdos gerados por IA? Para te ajudar ainda mais, o Olhar Digital tem um tutorial específico sobre como identificar textos autorais e os criados por ferramentas como o ChatGPT (veja aqui) e outro ensinado como também detectar as famosas imagens em IA, que você confere aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!