No norte da Turquia uma antiga tumba, outrora adornada com pilares e esculturas grandiosas, agora encontra-se abandonada, desaparecendo rapidamente devido à erosão e o descaso, parecendo apenas a entrada de uma caverna em um penhasco.

O local é conhecido como Tumba de Kalekapı, em Donalar, e está localizado próximo à cidade de Taşköprü, região da costa do Mar Negro. Alguns apontam que ele foi construído entre o final do século 5 e início do século 4 a.C, durante o período que o Império Persa dominou a região. Outros sugerem que a tumba é mais antiga, tendo sido construída no século 7 a.C, pelos Paflagônios.

A tumba possui um alpendre com dois grosso pilares na sua frente, e seu interior possui 10 por 15 metros, contendo também um local para banhos turcos. Apesar de parecer impossível de ser acessado sem ser necessária uma escalada, no topo do penhasco existe uma entrada por um túnel e uma escada.

Esculturas estão desaparecendo por causa da erosão

Ao redor do alpendre, existem esculturas gigantes em alto-relevo, que retratam um leão brigando com um homem, uma criatura que lembra um grifo e um unicórnio. Essas criaturas provavelmente indicam que a região recebeu influências da cultura helenística e persa.

Mas essas esculturas estão rapidamente desaparecendo, fotos de apenas alguns anos atrás mostram com precisão os relevos, e agora é quase impossível vê-los com detalhes. Além da fachada perder sua antiga glória, as formas das colunas do alpendre também se suavizaram.

A erosão tem suavizado o relevo das colunas do alpendre em frente a tumba
A erosão tem suavizado o relevo das colunas do alpendre em frente a tumba (Credito: Dosseman/ Wikimedia Commons ( CC BY-SA 4.0 ))

De acordo com Lütfi Gültekin, vice-diretor de cultura e assuntos sociais do município de Taşköprü, em resposta a Hürriyet Daily News, nos últimos 30 anos, o local tem passado por um rápido processo de erosão, muito provavelmente causado pela chuva ácida.

As autoridades locais têm promovido campanhas para atrair mais turismo e atividades arqueológicas na tumba, a fim de que chame atenção do governo para serem impostas medidas de proteção mais rígidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!