Alguns nomes e sobrenomes são mais comuns do que outros, dependendo da região e do país em que você se encontra. Muitas vezes podemos ter a curiosidade ou bancar o Sherlock Holmes para saber como descobrir a origem do nosso sobrenome. Ainda que possamos ter algumas pistas sobre esta informação, diversos sites oferecem esse serviço de forma acessível para podermos descobrir um pouco mais sobre a origem do nosso sobrenome e também sobre nossos antepassados.

O Olhar Digital traz para você a sugestão de 5 sites que podem ser consultados para descobrir essas informações.

Leia Mais:

Nestes cinco sites especializados, você pode saber mais sobre sua família e sua identidade, e ainda descobrir a origem de nomes como “Silva”, “Oliveira”, “Santos” e “Souza”, muito populares no Brasil.

Sites ajudam a descobrir a origem dos sobrenomes e também a saber mais sobre sua árvore genealógica (Imagem: Freepik)

 Como saber origem do sobrenome

Esse é um dos sites mais famosos nesse quesito, oferecendo a busca sobre a sua árvore genealógica e também, é claro, pode ajudar a descobrir a origem do seu sobrenome. O serviço funciona por meio de uma busca simples, onde você coloca o nome e o sobrenome de algum parente seu, um antepassado, citando se possível o lugar em que ele vive ou viveu.

Vale lembrar que quanto mais informações forem conhecidas a respeito, mais ajudará nos resultados. Exemplo e a data de nascimento deste parente, dessa forma o site consegue fazer a ligação entre demais pessoas da mesma família e com isso começar a “desvendar” a origem do seu sobrenome.

É possível fazer a busca de forma gratuita. O grande diferencial desse site é que essa “varredura” por parentes próximos ajuda a montar um ponto de partida para sua árvore genealógica.

2. Forebears

Este é, sem dúvida, o site mais simples para consulta específica sobre a origem do seu sobrenome e apesar de ter ficado desatualizado durante algum tempo está novamente ativo. Outra boa notícia, é que você pode usálo de forma gratuita e ele apresenta a origem, a frequência com que o sobrenome aparece ao longo do globo e ainda os prováveis signficados so seu sobrenome, vale experimentar! Também é possível filtrar a busca por regiões particulares.

3. MyHeritage

O próximo site que apresentamos é semelhante ao primeiro da lista, porém aqui a ideia é que você coloque os seus dados com o máximo de informações possível, como o nome do seu pai e da sua mãe (nomes completos é claro!), o ano do seu nascimento e assim por diante.

O site vai tentar construir um ponto de partida para sua árvore genealógica e também dar algumas dicas sobre a origem do seu nome e seu sobrenome. É possível fazer o login a partir de suas redes sociais e também fazer a importação da sua árvore genealógica, caso você já possua alguma. Para uso deste site você pode fazer uma experiência gratuita de 14 dias, mas é necessário preencher os dados para possível futuro pagamento já na sua inscrição. O uso premium do site custa cerca de R$40,00 por mês e é cobrado de forma anual.

4. Geni

O site Geni também apresenta recursos gratuitos e pagos, porém aqui também para se fazer um teste gratuito é necessário preencher os dados de cartão de crédito para possível futura cobrança. O valor de uso de um ano é de 120 dólares. O site vai criando uma imagem lúdica de sua árvore genealógica, com uma navegação amigável e opção para impressão rápida.

5. Ancestry

Nossa lista termina com o site Ancestry no qual, a exemplo dos outros, é possível construir sua árvore genealógica. O site apresenta versões nativas em inglês e espanhol e utiliza o banco de dados do censo dos Estados Unidos de 1950, então é destinado principalmente a pessoas daquele país, no entanto ele oferece uma busca global.

Disponível também na versão de aplicativos para os sistemas Android e IOS também oferece a possibilidade do usuário enviar uma amostra do seu DNA para ajudar na busca por resultados da sua ancestralidade. Apesar do site ser nativo em espanhol e em inglês é possível configurá-lo para outras línguas nas configurações internas do próprio site.

Ele oferece três modalidades pagas uma destinada ao público americano, outras duas opções para uma busca mais ampliada, incluindo mais de 80 países. As versões pagas do serviço partem dos 120 dólares por semestre.