O ano de 2023 já passou da metade, com super-heróis, sereias, espiões e até encanadores animados invadindo as telonas de todo o mundo. Agora, nos encontramos em um momento muito antecipado: a colisão entre Barbie de Greta Gerwig e Oppenheimer de Christopher Nolan.

Só que o cinema em 2023 não fica apenas em explosões atômicas de cor de rosa. Ainda há muitos lançamentos por vir, e abaixo você pode conferir os principais deles.

Clonaram Tyrone!

Em um dia em que muitas pessoas estarão lotando os cinemas para se perder em histórias sobre bonecas vivas e/ou fabricantes audaciosos de bombas, Clonaram Tyrone!, da Netflix, vai parecer a programação perfeita para quem planeja ficar em casa.

A comédia de ficção científica inspirada no estilo “blaxploitation”, dirigida por Juel Taylor, reúne John Boyega, Teyonah Parris e Jamie Foxx em um trio improvável que se torna a força mobilizadora contra um plano secreto do governo para explorar pessoas negras de baixa renda. É difícil descrever completamente o filme sem revelar muito, mas os fãs de novos clássicos como “Ataque ao Prédio” e “The Blackening” vão querer conferir este.

Mansão Mal Assombrada

Só teremos certeza quando o filme chegar aos cinemas, mas cada trailer do remake de Mansão Mal Assombrada da Disney, dirigido por Justin Simien, tem dado a impressão surpreendente de que o filme pode ser decente.

Não que o filme vá realmente assustar alguém, mas parece ter uma noção sólida do que quer ser (interessante e perturbador) e uma genuína vontade de transmitir a sensação de estar em uma montanha-russa para a tela, o que pode resultar em uma experiência interessante para o público.

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

Mesmo que as Tartarugas Ninja originais não sejam exatamente do seu interesse, é difícil negar o quão inspiradoras e empolgantes as imagens do novo filme As Tartarugas Ninja: Caos Mutante da Paramount parecem ser.

Este pode ser o sétimo filme em 35 anos da franquia das Tartarugas Ninja e a terceira tentativa da Paramount de reiniciar a franquia na última década, mas parece uma delícia e pode atrair toda uma nova geração de fãs.

Problemista

A genialidade de Problemista, de Julio Torres, é que mesmo que você nunca tenha sonhado em imigrar e se mudar para uma cidade grande para se tornar um fabricante de brinquedos, é bem provável que já tenha trabalhado para um chefe autoritário que não vê você como uma pessoa.

É um conto tão antigo quanto o tempo — e mais relacionável do que deveria. Mas provavelmente será um dos lançamentos mais interessantes da A24 este ano.

Drácula: A Última Viagem de Deméter

11 de agosto

Após Renfield, com toda a sua teatralidade, A Última Viagem do Deméter, da Universal, está pronta para lembrar o público do que tornou o Drácula de Bram Stoker uma presença tão inquietante e aterrorizante em seu romance original.

Ambientado principalmente em um navio mercante condenado, cheio de humanos desprevenidos que não sabem do perigo que estão correndo, o filme conta a história de como um médico (Corey Hawkins), um clandestino (Aisling Franciosi), o capitão (Liam Cunningham) e seu imediato (David Dastmalchian) percebem que estão sendo perseguidos no mar pelo rei dos vampiros (Javier Botet).

Besouro Azul

Já ouvimos bastante sobre o que James Gunn e Peter Safran planejam fazer com o universo de filmes da Warner Bros. Discovery baseados nos super-heróis da DC, agora que The Flash já foi lançado e passou.

Mas Besouro Azul, dirigido por Angel Manuel Soto, será um dos primeiros projetos do estúdio a fazer parte do novo universo cinematográfico, que passou por uma grande reformulação. Esse filme provavelmente desempenhará um papel significativo na forma como o público perceberá o que está por vir. E há um bônus para os brasileiros: a presença da atriz Bruna Marquezine.

Poor Things

Na adaptação de Poor Things, do diretor Yorgos Lanthimos, a morte da jovem Bella (Emma Stone) e sua subsequente ressurreição pelas mãos de um cientista ortodoxo (Willem Dafoe) a liberta para viver uma vida que nunca poderia ter imaginado antes de encontrar seu fim prematuro.

Quando Bella cruza o caminho de um advogado descolado (Mark Ruffalo) que promete mostrar-lhe o mundo, ela não sabe ao certo quais são suas verdadeiras intenções. Mas ao ver a aventura surreal que Bella parece estar comandando no trailer de Poor Things, parece que as intenções de outras pessoas podem não ser uma grande preocupação para ela.