Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioPOLÍTICALula e Lira devem se reunir nesta sexta para debater reforma ministerial

Lula e Lira devem se reunir nesta sexta para debater reforma ministerial

spot_img

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com Arthur Lira para debater possível reforma ministerial

Nesta sexta-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem uma reunião agendada com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Partido Progressista (PP), para discutir uma possível reforma ministerial. Na terça-feira passada, 18, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do PT, recebeu dois nomes do Centrão, cotados para ocupar cargos no primeiro escalão do governo atual: os deputados federais André Fufuca, do PP, e Silvio Costa Filho, do Republicanos.

André Fufuca foi indicado pelo Centrão para o Ministério de Desenvolvimento Social, que atualmente é comandado por Wellington Dias. Já Silvio Costa Filho está pleiteando o Ministério dos Esportes, que está sob a responsabilidade de Ana Moser. O governo busca encontrar formas de acomodar os partidos do Centrão, que também podem receber cargos nos escalões seguintes, incluindo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Um dia após a reunião entre Padilha e os deputados, Lula fez questão de enfatizar, na quarta-feira, 19, que “não são os partidos que pedem ministérios, é o presidente quem oferece”. Essa declaração foi uma resposta ao líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães, do PT, que afirmou que a entrada de quadros do Progressistas e do Republicanos no governo estava “consolidada”. Lula reiterou que a decisão sobre as trocas nos ministérios é de sua competência.

O presidente destacou que, à medida que há partidos interessados em participar da base governista, ele também tem interesse em trazê-los para fortalecer a governança no Congresso. Entretanto, Lula frisou que é ele, como presidente da República, quem discute sobre os ministros e não os partidos que pleiteiam ministérios. Ele afirmou que, após o retorno das férias dos deputados e sem a pressa dos líderes, chamará as pessoas para conversar e oferecerá o que considera necessário para construir a tranquilidade no Congresso, conforme mencionou em entrevista coletiva realizada na Bélgica durante sua agenda desta semana.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img