O Bard é a mais nova ferramenta de inteligência artificial do Google e funciona basicamente como o ChatGPT. A ferramenta gratuita chega ao Brasil pouco mais de três meses após ser lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Mas, você já parou para pensar o porquê do nome Bard? A gente te explica!
De onde vêm o nome Bard?

Pode parecer somente mais um nome comum em inglês, mas o nome Bard tem origem nas línguas celtas e significa basicamente bardo, que são tidos como contadores de histórias profissionais, além de serem conhecidos pelo seu vasto conhecimento e a facilidade para falar sobre temas que eles próprios desconhecem por completo.
Na antiga cultura celta, os bardos ainda eram literalmente treinados para lembrar e recitar poemas, além de compor novos e contar histórias ao povo. É comum também vermos bardos serem chamados de menestréis ou trovadores, mas basicamente possuem a mesma função, mas com nomes surgidos em diferentes locais e tribos.
Como você pôde ver, a escolha do nome para a inteligência artificial do Google não foi a toa, já que assim como os clássicos bardos da cultura celta, a tecnologia do Google também é capaz de contar (e recontar) histórias e poemas, além de ter uma certa capacidade de inventar fatos sobre temas que não possui domínio.
Segundo o próprio Google, apesar das diversas capacidades do Bard e do imenso banco de dados de informações que ele possui, por ser uma inteligência artificial, ele ainda pode cometer erros e apresentar informações falsas como se fossem verídicas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários